Procon divulga pesquisas de preço de material escolar e mensalidade

Janeiro é período de compra de material escolar e os consumidores devem pesquisar muito antes de levar para casa os p...

06/01/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Procon divulga pesquisas de preço de material escolar e mensalidade

Janeiro é período de compra de material escolar e os consumidores devem pesquisar muito antes de levar para casa os produtos das listas das escolas. É o que indica levantamento divulgado pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quinta-feira (6/1/11), que constatou aumento de 13,22% na média de preços em relação a janeiro de 2010. Foram pesquisados 100 produtos de diversas marcas em 12 estabelecimentos de Belo Horizonte.

De acordo com o levantamento, a diferença de preços de um mesmo produto nos vários estabelecimentos pesquisados pode chegar a 252,94%. É o caso da lapiseira 0.5 da Faber-Castell, encontrada a R$ 6,00 no Gutierrez e a R$ 1,70 no bairro Padre Eustáquio. Outros materiais com altas mais expressivas são a borracha branca n° 20 da Mercur, 250,00% (de R$ 0,20 a R$ 0,70) ; e a fita adesiva durex 12mm x 40m da Eurocell, 137,50% (de R$ 0,80 a R$ 1,90).

No comparativo entre 2010 e 2011, os três produtos que mais apresentaram alta no preço médio foram o lápis preto nº 2 Bic, com 54,95% de reajuste; o caderno universitário Tilibra, de espiral, capa dura e 96 folhas, com 35,27%; e o corretivo líquido a base de água Toque Mágico, de 18ml, com 37,50%.

De acordo com o Procon Assembleia, no comparativo mais longo, de 2009 a 2011, as maiores variações, de 37,59% à 510,20%, são encontradas nos produtos classificados como "demais marcas" (DM). Essa categoria reúne uma grande quantidade de marcas menos tradicionais, de qualidades distintas, o que justifica a variação de preços. A régua transparente de 30 cm, por exemplo, teve variação de 90,91% e a lapiseira 0.5, 43,15% nos dois últimos anos.

Faculdades - O Procon divulgou também levantamento sobre os preços de mensalidades em 12 cursos de ensino superior em Belo Horizonte. Os três cursos que apresentaram maior variação entre as instituições pesquisadas foram Publicidade e Propaganda, com 240,71%; Turismo, com 236,30%; e Administração, com 220,53%. Na pesquisa, o Procon aproveita para esclarecer vários pontos da relação entre estudantes e faculdades, como inadimplência, inscrição do nome do aluno devedor nos serviços de proteção ao crédito, dúvidas contratuais e aumento de mensalidade.

As duas pesquisas completas podem ser consultadas no página do Procon no site www.almg.gov.br.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

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