Comissão de Segurança Pública apresenta publicação sobre fórum técnico

O papel do Legislativo mineiro como mediador e importante interlocutor do segmento da segurança pública foi destacado...

15/12/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão de Segurança Pública apresenta publicação sobre fórum técnico

O papel do Legislativo mineiro como mediador e importante interlocutor do segmento da segurança pública foi destacado pelos convidados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas, na reunião desta quarta-feira (15/12/10). A comissão realizou audiência para apresentar a publicação "Segurança Pública: drogas, criminalidade e violência", fruto do fórum técnico de mesmo nome, realizado em agosto deste ano, e que foi precedido de 20 audiências públicas no interior e capital, realizadas no ano passado e no primeiro semestre desde ano.

A publicação tem 335 páginas com a transcrição dos encontros realizados nas cidades do interior, e nos três dias de debate na Assembleia, quando se reuniram 698 participantes e 228 entidades. As discussões do fórum técnico resultaram em 273 propostas de ação abrangendo diversos aspectos do tema, tais como o avanço das drogas e da criminalidade, direitos humanos, policiamento e estratégias de prevenção e combate às drogas, entre outros. A publicação vai ser encaminhada aos órgãos da área de segurança do Estado.

O presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), fez um histórico dos trabalhos, destacando os encontros no interior e enfatizando o aspecto colaborativo entre a Assembleia, os órgãos de segurança pública de Minas, como Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Militar e Civil e organizações da sociedade civil, como as comunidades terapêuticas. O parlamentar elogiou os avanços da política de segurança do Estado.

Para a vice-presidente da comissão, deputada Maria Tereza Lara (PT), o grande desafio para o próximo ano é a discussão da segurança nas escolas. Ela lembrou o caso recente de um professor assassinado por um aluno em uma faculdade, e pediu que os envolvidos com a segurança pública repensem o problema. Maria Tereza afirmou ainda que o sistema de segurança deverá oferecer mais apoio às comunidades terapêuticas, "como importantes coadjuvantes da política de prevenção à criminalidade". E pediu mais investimentos para a área pela União, Estado e municípios.

Seds reconhece trabalho como incentivo à integração

Representando a Secretaria de Defesa Social, a superintendente de Integração, Geórgia Ribeiro Rocha, afirmou que o trabalho da comissão e o fórum técnico foram significativo incentivo para a integração da política de segurança pública. Ela destacou os avanços conseguidos por essa política, como a implantação do mapa das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e a informatização, além do trabalho integrado dos diversos órgãos e das Polícias Civil e Militar, "que nos permite hoje uma visão mais qualificada da criminalidade".

Segundo Geórgia Rocha, a Seds sabe, hoje, com o que está lidando, "embora não tenha todas as respostas", e o que é preciso fazer para enfrentar a criminalidade em cada região. Para ela, no entanto, "só o trabalho integrado não é suficiente para enfrentar a criminalidade; é preciso prevenção, como no caso das drogas, sobretudo o crack". A questão da disseminação do crack no Estado foi uma preocupação manifestada por outros convidados, como Rosimeire Marques, da Associação Mineira das Comunidades Terapêuticas.

O conteúdo da publicação foi destacado pelo subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, para quem ela não se resumiu em uma compilação do que a comissão discutiu, "mas em análises consistentes da criminalidade em Minas". E adiantou que o sistema estadual vai trabalhar para implantar as propostas apresentadas. A importância da publicação como base de estudos para o segmento foi lembrado também pelo pesquisador do Núcleo Jurídico de Políticas Públicas da PUC-Minas, Frederico Garcia Guimarães.

Também aplaudiram a iniciativa da Assembleia de publicar o resultado do fórum técnico o vice-presidente da Associação dos Oficiais da PM e Corpo de Bombeiros, major Ailton Cirilo da Silva, e a diretora do Centro pela Mobilização Nacional, Sandra Albuquerque Bossio, que é também a coordenadora da comissão de representação do fórum técnico.

O deputado João Leite informou sobre a realização do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, que acontecerá em fevereiro de 2011, com dez ciclos de debates sobre temas relevantes. Ele convidou a todos a participarem do Ciclo de Defesa Social, que acontecerá no dia 17 de fevereiro. O Fórum Democrático tem o objetivo de levantar sugestões para subsidiar a Mesa, as comissões temáticas e os deputados na elaboração da agenda institucional da Assembleia para os próximos anos.

Presenças - Deputado João Leite (PSDB), presidente; Tenente Lúcio (PDT) e a deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente. E os convidados citados no texto.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715