Meio Ambiente altera projeto sobre unidades de conservação

Está pronto para a análise do Plenário, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 4.066/09, do deputado Arlen Santiago (PTB)...

14/12/2010 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Meio Ambiente altera projeto sobre unidades de conservação

Está pronto para a análise do Plenário, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 4.066/09, do deputado Arlen Santiago (PTB), que originalmente dispõe sobre a criação, implantação e desmembramento de parques florestais. O parecer de 2º turno sobre a matéria foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta terça-feira (14/12/10). O relator, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, que apresentou. Com a nova redação proposta, o PL 4.066/09 altera a Lei 14.309, de 2002, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado.

Em seu parecer, Luiz Humberto Carneiro explica que o substitutivo apresentado em 2º turno contempla as mudanças abordadas em 1º turno que, segundo o relator "representaram um grande avanço na construção das normas que disciplinam a criação de unidades de conservação". Porém, de acordo com o deputado, outras questões precisavam ser abordadas. Desta forma, o substitutivo nº 1 aborda disposições voltadas para a não obrigatoriedade de realização de consulta pública para a criação de Estação Ecológica e Reserva Biológica; o correto enquadramento das áreas de proteção de mananciais e a transformação de unidade de conservação do grupo de uso sustentável para o grupo de proteção integral.

Também foi constatada, segundo o relator, "a necessidade de se estabelecer a possibilidade de transformação das unidades do grupo de uso sustentável em unidades do grupo de proteção integral por meio da utilização do mesmo diploma normativo hierárquico usado para a criação da unidade".

Ainda na reunião foram aprovadas três proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Fábio Avelar (PSC), presidente; Gil Pereira (PP) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715