Procon verifica reajuste médio de 2,17% em produtos de
supermercado
Pesquisa do Procon Assembleia de 1°/12/10,
realizada em 12 supermercados de Belo Horizonte e um de Contagem,
apontou aumento médio de 2,17% nos preços dos produtos, em relação
ao mês anterior. Dos 162 itens de alimentação, higiene e limpeza
pesquisados, 88 registraram aumento de preço, 70 apresentaram
redução e quatro mantiveram os preços verificados na pesquisa
anterior, feita em novembro. O grupo de produtos de alimentação
apresentou uma variação média de 0,83%, o de higiene, 0,02%, e o de
limpeza, 1,32%.
Entre os itens de alimentação pesquisados, o
extrato de tomate Arisco (17,84%), os vinagres Belmonte (15,61%) e
Castelo (14,93%), e o leite longa vida desnatado Parmalat (14,42%)
foram os que mostraram maior aumento na média de preços. As maiores
quedas ocorreram nos preços do feijão carioquinha Tryumpho (-18,72%)
e Pink (-17,07%), e no vinagre Neval (-10,85%).
No grupo dos produtos de higiene, os maiores
reajustes médios foram encontrados nos xampus Palmolive (14,41%) e
Seda (14,23%) e no papel higiênico Neve, com 4 rolos de 30 metros e
folha dupla (9,23%). As maiores reduções de preço foram registradas
no papel higiênico Personal, com 4 rolos de 30 metros e folha dupla
(-11,97%), no pacote com 8 rolos, da mesma marca (-10,22%), e no
absorvente aderente sem abas Always (-5,5%).
Os maiores aumentos de preço no grupo dos produtos
de limpeza foram percebidos no sabão de coco em barra com 5 unidades
Minuano (16,04%), na água sanitária Santa Clara de 2 litros (14,31%)
e no sabão de coco em barra com 5 unidades Ypê (8,5%). Registraram
as maiores variações negativas de preço o álcool gel Veja (-11,12%),
o Minalcool (-7,13%) e o sabão de coco em barra com 5 unidades Ufe
(-5,35%).
A pesquisa completa contendo os nomes e endereços
dos postos consultados, bem como a tabela de preços praticados,
podem ser consultadas no site do Procon Assembleia
(www.almg.gov.br/procon).
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