Deputados defendem rampas para minimizar acidentes nas estradas

O debate sobre a implantação de rampas de escape em rodovias mineiras dividiu opiniões dos convidados da reunião conj...

01/12/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Deputados defendem rampas para minimizar acidentes nas estradas

O debate sobre a implantação de rampas de escape em rodovias mineiras dividiu opiniões dos convidados da reunião conjunta realizada na tarde desta quarta-feira (1º/12/10) pelas comissões de Segurança Pública e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O encontro foi solicitado ao presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite (PSDB), pelo Sindicato de Transportadores Autônomos de Cargas no Estado de Minas Gerais, que defende a criação de rampas como as usadas em mineradoras para evitar acidentes com caminhões sem freios. Segundo o presidente do Sindicato, José Acacio Carneiro, a intenção seria criar um mecanismo de contenção para caminhões que apresentam problemas mecânicos nas estradas de Minas Gerais, principalmente nas descidas. José Acacio citou experiência em Portugal, que utiliza canais de contenção com brita ou argila expandida, e criticou a falta de ações por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). "Não podemos mais esperar a aprovação de recursos em Brasília. Temos que cobrar providências urgentes do Dnit e do DER", destacou.

Contudo, a supervisora e engenheira da Superintendência Regional do Dnit em Minas, Marília Fernandes Zaza Von Dolinger, afirmou que não seria possível instalar o dispositivo em todos os trechos considerados críticos, uma vez que o excesso de curvas nas estradas mineiras dificultaria a construção do mecanismo. Ela chamou a atenção para a imprudência de alguns motoristas, que abusam de velocidade alta em estradas recapeadas recentemente pelo órgão, e para os possíveis furtos que poderiam acontecer, uma vez que brita e argila, usados para conter os veículos nas rampas, são considerados materiais nobres. "Faltam educação e discernimento sobre como usar as rodovias", ponderou a superintendente.

O diretor de projetos do DER-MG, Haroldo Carlos da Costa, apresentou ações do governo estadual para melhorar a segurança dos motoristas nas estradas que cortam Minas, como a instalação de 70 radares nos trechos mais críticos, a pavimentação de 33 km de rodovias pelos programas ProAcesso e ProMG e a readequação de 37 segmentos mais perigosos. A instalação de rampas não faz parte do planejamento da instituição, pois, segundo Haroldo, não há estudos sobre o assunto.

Deputados pedem reponsabilização do poder público

A fiscalização foi apontada como um ponto importante na melhoria da segurança nas estradas pelo assessor de Relações Metropolitanas e Metrô da BHTrans, Tomás Alexandre Ahouagi. Ele afirmou que os acidentes são motivados por mais de uma variável e que, em Belo Horizonte, as principais causas são excesso de velocidade, uso de álcool e telefone celular e aumento da quantidade de motocicletas em circulação. Ele sugeriu um acompanhamento maior das vias por parte do poder público e a criação de novas rotas para diminuir o fluxo de veículos no Anel Rodoviário.

O deputado João Leite quis saber porquê o Dnit não atuava com mais rapidez em relação à prevenção de acidentes no Anel Rodoviário, visto que o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, decretou estado de calamidade pública em relação à rodovia. A supervisora do Dnit, Marília Fernandes Zaza Von Dolinger, explicou que a calamidade dizia respeito às ocupações ao longo do Anel, não ao número de vítimas de acidentes.

O deputado Carlin Moura (PCdoB) criticou a atuação do poder público, principalmente do Dnit, em relação às condições de tráfego no Anel. Ele defendeu a criação de rampas de escape nos pontos mais perigosos do Estado e apontou a falta de vontade dos agentes públicos para a resolução dos problemas. "O que não podemos é aceitar que nada tem jeito. Não dá para compactuar com essa letargia. Com todo respeito, o Dnit é um exemplo de ineficiência", ressaltou.

O deputado Domingos Sávio (PSDB) reforçou as fragilidades apontadas por Carlin Moura em relação ao Dnit e cobrou um esforço concentrado da instituição federal e do DER/MG para intervir em locais como o Anel Rodoviário e a BR-381, para evitar outras mortes. "Temos que cobrar a CPI do Dnit, pedindo transparência para os gastos públicos", sugeriu o deputado ao criticar possível superfaturamento de obras e fraude em licitações por parte da instituição.

Providências - As comissões de Segurança Pública e de Transporte, Comunicações e Obras Públicas vão elaborar requerimentos para pedir a implantação de rampas de escape no trecho Betânia-Olhos D'Água, do Anel Rodoviário, ao Ministério dos Transportes, à Prefeitura de Belo Horizonte, ao Dnit e ao DER-MG. O requerimento será votado na próxima reunião.

Presenças - Deputados João Leite (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública; Wander Borges (PSB), Domingos Sávio (PSDB) e Carlin Moura (PCdoB). Além dos convidados citados na matéria, participaram os consultores do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), José Marcos Souto e Valter Barrueco Filho; o diretor do Sindicato das Empresas e Transportadores de Combustível e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sinditanque), José Geraldo de Castro Gonçalves; e o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg), Ulisses Martins Cruz.

 

 

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