Comissão debate mudança administrativa de comunidades em Rio Pardo

Nesta quinta-feira (2/12/10), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas G...

26/11/2010 - 00:05
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão debate mudança administrativa de comunidades em Rio Pardo

Nesta quinta-feira (2/12/10), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará uma audiência pública com o objetivo de debater a situação das comunidades pertencentes a Rio Pardo de Minas (Norte de Minas) que utilizam os serviços públicos custeados pelo município vizinho de Taiobeiras. A audiência será em Rio Pardo de Minas, na sede da Cooperativa de Agricultores Familiares da Fazenda Santa Maria (Av. Domingos Português, nº 1.093 - Cidade Alta), às 9 horas. O requerimento é do deputado Paulo Guedes (PT).

Cerca de 20 comunidades rurais que pertencem a Rio Pardo de Minas pretendem discutir a viabilidade da área em que residem ser anexada a Taiobeiras, deixando de integrar o território daquele município. A população alega que as comunidades, compostas por aproximadamente 2 mil pessoas, encontram-se a quatro quilômetros de distância da sede de Taiobeiras e a 50 quilômetros de Rio Pardo de Minas. Devido à proximidade, os habitantes afirmam que usufruem de toda a infraestrutura e da prestação de serviços públicos essenciais (transporte, escolas, saúde, saneamento básico) do município de Taiobeiras, o que justificaria a mudança administrativa.

Convidados - Foram convidados a participar do debate o prefeito e o presidente da Câmara de Rio Pardo de Minas, Antônio Pinheiro da Cruz e José Maria Ferreira dos Santos; o prefeito e os vereadores de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, Vítor Hugo Teixeira (presidente da Câmara) e Wilson da Silva; a chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maria Antônia Esteves da Silva; e a diretora-geral do Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), Cláudia Lúcia Leal Werneck.

Comissão esteve em Taiobeiras em junho deste ano para ouvir as comunidades

A reunião do dia 2 é o desdobramento de outra audiência realizada pela comissão em junho deste ano, em Taiobeiras. O deputado Paulo Guedes (PT), que também solicitou o debate anterior, acredita que essa é uma oportunidade de esclarecer a situação em que se encontram os moradores das comunidades e buscar uma solução para o problema. Naquela ocasião, destacou a necessidade de fazer tudo com muita discussão e envolvimento das duas cidades, lembrando que a atual divisão territorial é uma herança histórica e qualquer solução sempre acarretará perdas para um dos lados.

O discurso da mudança com responsabilidade também foi destacado pelos prefeitos na audiência de junho, assim como pelos vereadores dos dois municípios.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715