Aeroporto de Confins anuncia ações para diminuir reclamações

O aeroporto de Confins já conta com condições adequadas para atender às demandas de fim de ano e férias escolares dos...

23/11/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Aeroporto de Confins anuncia ações para diminuir reclamações

O aeroporto de Confins já conta com condições adequadas para atender às demandas de fim de ano e férias escolares dos passageiros. É o que garantiu a superintendente do aeroporto, Maria Edwirges Madeira, em audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (23/11/10).

Conforme Maria Edwirges, o aeroporto traçou um plano de ação que inclui melhorias nos setores que atendem aos usuários do terminal, como no check-in, nas salas de embarque e nas saídas de Confins. Os passageiros serão estimulados a fazer check-in virtual, pela internet, ou pelos 15 totens distribuídos pelo local, para tentar diminuir as filas nas companhias aéreas. A superintendente anunciou, ainda, a disponibilização de cinco canais de embarque, sendo que passageiros das companhias Avianca e Trip passarão a embarcar por uma sala que fica no 1º pavimento do aeroporto. "Isso significa uma redução de 27% de passageiros, em média, no 2º pavimento, o que facilita o processo", destaca Maria Edwirges. Além disso, passarão a funcionar mais quatro guichês, dois para ônibus convencionais e dois para executivos. Atualmente, existe um para cada.

O vice-presidente da comissão, deputado Délio Malheiros (PV), criticou a demora das bagagens na esteira e na conferência de dados pelo posto da Receita Federal, que fica no aeroporto. Maria Edwirges pontuou que o número de esteiras será ampliado e que a Infraero vai fazer um levantamento para medir o tempo de espera dos usuários pelas bagagens, para pedir providências às companhias aéreas. Em relação à Receita, ela explicou que será necessário fazer reuniões com o poder público para que cheguem a um consenso em relação a uma forma de verificação dos dados.

Representantes explicam atrasos e transferências de voos

O deputado Délio Malheiros lembrou dos problemas em relação à transferência de pousos para outros aeroportos por falta de condições meteorológicas em Confins. O tenente Jacob Miguel Loschi, controlador de voo, explicou que o terminal conta com um equipamento que verifica a viabilidade dos pousos (Instrument Landing System ou ILS), mais moderno do que o usado antes. Contudo, como nem todas as companhias têm autorização para usar o recurso, alguns voos acabam sendo transferidos para aeroportos mais próximos, quando as condições meteorológicas não permitem a visualização da pista.

Em relação aos atrasos nos voos, o superintendente regional da Infraero, Mário Jorge Fernandes de Oliveira, salientou que as companhias aéreas são as responsáveis por informar aos passageiros sobre as ocorrências e, em alguns casos, pode não ser possível resolver o problema imediatamente. "Em situações de atraso, a companhia pode não ter os novos horários porque precisa aguardar orientações", pontuou. Além disso, Mário Jorge reforçou que a Infraero não é responsável por tudo, mas, de acordo com a lei, tem a função de coordenar os órgãos que funcionam nos aeroportos.

O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, sugeriu que a equipe da instituição, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas, distribua panfletos aos passageiros em dezembro e janeiro para informá-los sobre seus direitos e que as reclamações sejam recebidas e atendidas no aeroporto. O deputado Délio Malheiros sugeriu, ainda, a instalação de um ponto de atendimento permanente aos consumidores. A superintendente de Confins explicou que as sugestões são viáveis e bem-vindas. "Temos condições de obter um serviço me melhor qualidade se houver maior interação", ressaltou. Ela convidou o Procon Assembleia para realizar uma palestra para as companhias aéreas em relação ao cumprimento dos direitos dos consumidores.

Encaminhamentos - A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte vai elaborar requerimentos para que os parlamentares façam uma visita ao aeroporto de Confins, vai pedir esclarecimentos em relação aos equipamentos usados em aeronaves e solicitar impressão de cartilhas sobre os direitos dos passageiros.

Presenças - Deputados Adalclever Lopes (PMDB), presidente; Délio Malheiros (PV), vice-presidente, que presidiu a reunião; e João Leite (PSDB). Além dos citados na matéria, participaram da audiência pública o gerente de negócios aeroportuários, Ronaldo da Silva Veras, o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), tenente coronel aviador Roberto Cardoso Pedro, o coordenador de informação aeronáutica da Infraero, José Ramos de Oliveira Júnior, o coordenador de comunicação social da regional Infraero, Wagner Soares, e o representante do Sindicato Nacional dos Aeroportuários de Confins, Luiz Carlos Rosa.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715