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             Aeroporto de Confins anuncia ações para diminuir 
            reclamações 
            O aeroporto de Confins já conta com condições 
            adequadas para atender às demandas de fim de ano e férias escolares 
            dos passageiros. É o que garantiu a superintendente do aeroporto, 
            Maria Edwirges Madeira, em audiência pública realizada pela Comissão 
            de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa 
            de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (23/11/10).  
            Conforme Maria Edwirges, o aeroporto traçou um 
            plano de ação que inclui melhorias nos setores que atendem aos 
            usuários do terminal, como no check-in, nas salas de embarque 
            e nas saídas de Confins. Os passageiros serão estimulados a fazer 
            check-in virtual, pela internet, ou pelos 15 totens 
            distribuídos pelo local, para tentar diminuir as filas nas 
            companhias aéreas. A superintendente anunciou, ainda, a 
            disponibilização de cinco canais de embarque, sendo que passageiros 
            das companhias Avianca e Trip passarão a embarcar por uma sala que 
            fica no 1º pavimento do aeroporto. "Isso significa uma redução de 
            27% de passageiros, em média, no 2º pavimento, o que facilita o 
            processo", destaca Maria Edwirges. Além disso, passarão a funcionar 
            mais quatro guichês, dois para ônibus convencionais e dois para 
            executivos. Atualmente, existe um para cada.  
            O vice-presidente da comissão, deputado Délio 
            Malheiros (PV), criticou a demora das bagagens na esteira e na 
            conferência de dados pelo posto da Receita Federal, que fica no 
            aeroporto. Maria Edwirges pontuou que o número de esteiras será 
            ampliado e que a Infraero vai fazer um levantamento para medir o 
            tempo de espera dos usuários pelas bagagens, para pedir providências 
            às companhias aéreas. Em relação à Receita, ela explicou que será 
            necessário fazer reuniões com o poder público para que cheguem a um 
            consenso em relação a uma forma de verificação dos dados. 
            Representantes explicam atrasos e transferências de 
            voos 
            O deputado Délio Malheiros lembrou dos problemas em 
            relação à transferência de pousos para outros aeroportos por falta 
            de condições meteorológicas em Confins. O tenente Jacob Miguel 
            Loschi, controlador de voo, explicou que o terminal conta com um 
            equipamento que verifica a viabilidade dos pousos (Instrument 
            Landing System ou ILS), mais moderno do que o usado antes. 
            Contudo, como nem todas as companhias têm autorização para usar o 
            recurso, alguns voos acabam sendo transferidos para aeroportos mais 
            próximos, quando as condições meteorológicas não permitem a 
            visualização da pista.  
            Em relação aos atrasos nos voos, o superintendente 
            regional da Infraero, Mário Jorge Fernandes de Oliveira, salientou 
            que as companhias aéreas são as responsáveis por informar aos 
            passageiros sobre as ocorrências e, em alguns casos, pode não ser 
            possível resolver o problema imediatamente. "Em situações de atraso, 
            a companhia pode não ter os novos horários porque precisa aguardar 
            orientações", pontuou. Além disso, Mário Jorge reforçou que a 
            Infraero não é responsável por tudo, mas, de acordo com a lei, tem a 
            função de coordenar os órgãos que funcionam nos aeroportos. 
            O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo 
            Barbosa, sugeriu que a equipe da instituição, em parceria com a 
            Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas, distribua panfletos 
            aos passageiros em dezembro e janeiro para informá-los sobre seus 
            direitos e que as reclamações sejam recebidas e atendidas no 
            aeroporto. O deputado Délio Malheiros sugeriu, ainda, a instalação 
            de um ponto de atendimento permanente aos consumidores. A 
            superintendente de Confins explicou que as sugestões são viáveis e 
            bem-vindas. "Temos condições de obter um serviço me melhor qualidade 
            se houver maior interação", ressaltou. Ela convidou o Procon 
            Assembleia para realizar uma palestra para as companhias aéreas em 
            relação ao cumprimento dos direitos dos consumidores. 
            Encaminhamentos - A 
            Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte vai elaborar 
            requerimentos para que os parlamentares façam uma visita ao 
            aeroporto de Confins, vai pedir esclarecimentos em relação aos 
            equipamentos usados em aeronaves e solicitar impressão de cartilhas 
            sobre os direitos dos passageiros.  
            Presenças - Deputados 
            Adalclever Lopes (PMDB), presidente; Délio Malheiros (PV), 
            vice-presidente, que presidiu a reunião; e João Leite (PSDB). Além 
            dos citados na matéria, participaram da audiência pública o gerente 
            de negócios aeroportuários, Ronaldo da Silva Veras, o comandante do 
            Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), tenente coronel 
            aviador Roberto Cardoso Pedro, o coordenador de informação 
            aeronáutica da Infraero, José Ramos de Oliveira Júnior, o 
            coordenador de comunicação social da regional Infraero, Wagner 
            Soares, e o representante do Sindicato Nacional dos Aeroportuários 
            de Confins, Luiz Carlos Rosa. 
            
            
          
               
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