Parecer de projeto sobre precatórios do Estado tem votação adiada

Atendendo a pedido do deputado Antônio Júlio (PMDB) para mais esclarecimentos sobre o Projeto de Lei (PL) 4.917/10, q...

16/11/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Parecer de projeto sobre precatórios do Estado tem votação adiada

Atendendo a pedido do deputado Antônio Júlio (PMDB) para mais esclarecimentos sobre o Projeto de Lei (PL) 4.917/10, que trata da negociação de precatórios do Estado diretamente com os credores, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais decidiu nesta terça-feira (16/11/10) adiar a votação da matéria.

Os deputados devem promover um encontro com técnicos do Governo do Estado para esclarecer alguns pontos do projeto. De autoria do governador, a proposição tramita em 1º turno e autoriza o Estado a liquidar débitos de precatórios judiciais por meio de acordo direto com seus credores, bem como cria a possibilidade de compensação de precatórios com dívidas devidas ao Estado.

Para o deputado Antônio Júlio, além de se tratar de uma "matéria polêmica", o projeto não põe fim à questão dos precatórios. "O Estado reconhece a dívida, mas não paga", criticou. Antônio Júlio alegou, ainda, que falta clareza sobre os critérios para a realização dos acordos que, conforme a proposição, seriam estabelecidos em resolução conjunta do advogado-geral do Estado, do secretário de Estado de Fazenda e do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O parlamentar tinha solicitado, a princípio, que fosse realizada uma audiência pública para discutir o projeto sob o ponto de vista jurídico, mas o deputado Sebastião Costa (PPS) ponderou que um encontro com os técnicos do Governo seria o mais adequado. Ele disse que, dessa forma, a discussão sobre o projeto seria mais ágil, possibilitando a apreciação de seu parecer já na próxima semana.

O presidente da comissão e relator do projeto, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), salientou que já houve tempo suficiente para uma análise aprofundada sobre a matéria, mas concordou com o encontro com os técnicos do Governo para tratar do projeto, em nome do "bom combate".

Prazo - Pareceres de outras duas proposições tiveram sua votação adiada. O relator Sebastião Costa, relator do Projeto de Resolução 4.866/10, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), pediu prazo para emitir parecer sobre a matéria. A proposição, que tramita em 1º turno, susta os efeitos do dispositivo da Resolução Conjunta 4.073, de 2010, que dispõe sobre perícias na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O deputado Antônio Júlio, relator do PL 4.904/10, também solicitou prazo regimental para emitir parecer sobre a proposição, que tramita em 1º turno. O projeto, de autoria do deputado Durval Ângelo (PT), dá nova redação e acrescenta dispositivos à Lei 13.955, de 2001, que dispõe sobre o livre acesso de autoridades aos estabelecimentos carcerários.

Parecer contrário - Durante a reunião, a comissão aprovou parecer do deputado Ademir Lucas (PSDB) sobre o PL 4.841/10, do deputado Wander Borges (PSB), que altera a Lei 14.870, de 2003, que trata da qualificação de pessoa jurídica de direito privado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e dá outras providências.

O parecer esclarece que o projeto "visa a exigir apenas que a entidade comprove a existência jurídica há, pelo menos, um ano, substituindo, assim, o tempo de experiência no ramo de atividade pela simples aquisição de personalidade jurídica". O tempo de experiência exigido em lei é de, no mínimo, dois anos.

Para o relator, a não exigência do prazo de experiência "ofende o princípio da razoabilidade", justificando seu parecer pela antijuridicidade, inconstitucionalidade e ilegalidade da matéria.

Outras proposições - Também foram aprovados pareceres de outras 12 proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Sebastião Costa (PPS); Ademir Lucas (PSDB); Antônio Júlio (PMDB); Sargento Rodrigues (PDT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715