Presidente celebra convênio para projeto Assembleia Sustentável
"O maior legado de minha gestão nesta Casa será o Direcionamento Estratégico, que agora resulta em projetos práticos como o Assembleia Sustentável". Com estas palavras, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), saudou a assinatura do termo de cooperação técnica entre a ALMG e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), realizado na sexta-feira (5/11/10), no Salão Nobre. O termo de acordo é um avanço importante para a ação Gestão de Resíduos e Consumo Consciente, do projeto Assembleia Sustentável.
Um dos 16 projetos do Direcionamento Estratégico 2020, o Assembleia Sustentável tem ainda mais sete ações previstas: licitação sustentável, referente às compras públicas com materiais sustentáveis; obras sustentáveis, que tratará de consertos e reformas prediais, dentro de parâmetros de sustentabilidade, como o reaproveitamento de material; inventário de gases de efeito estufa, que vai medir a emissão de CO² gerado na ALMG; sistema de captação de águas pluviais; captação de energia solar; informar à sociedade sobre a legislação produzida na Casa sobre o tema e disseminação do projeto para Câmaras municipais.
O convênio trata da parceria técnica para a implantação da Gestão de Resíduos e Consumo Consciente, dentro de alguns parâmetros do projeto Ambientação, da Feam. A ação prevê a substituição dos copos descartáveis por canecas; o uso dos dois lados do papel nas impressões; e a implantação de coleta seletiva em dezembro deste ano. Será também implantado um programa permanente para racionalizar o uso de recursos naturais.
Presidente da Feam afirma que vai aprender com o Assembleia Sustentável
O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro, reconheceu a importância do convênio com a ALMG, destacando que o Assembleia Sustentável vai além do projeto Ambientação. "Para nós, é importante aprender com o que a Casa desenvolveu a mais nessa área, como o inventário de gases de efeito estufa. Vamos ter uma troca enriquecedora, a Feam dando suporte no Consumo Consciente e recebendo informações nos demais projetos do Assembleia Sustentável", afirmou.
O presidente da ALMG fez coro a José Cláudio, ao concordar que é preciso criar estruturas no Estado para a atração de indústrias de reciclagem. O presidente da Feam disse que não existe nenhuma indústria de reciclagem de vidro em Minas, sugerindo que a Assembleia crie mecanismos para atrair tais empreendimentos. Alberto Pinto Coelho lembrou que os mecanismos existem na Lei de Resíduos Sólidos, aperfeiçoada nesta legislatura. "Precisamos agora nos debruçar sobre os casos específicos", completou o deputado.
Agentes - O projeto Assembleia Sustentável foi apresentado pelo seu gestor, Lenílson Vieira, gerente-geral de Material e Patrimônio, que lembrou a importância da participação de todos os servidores. Ele informou ainda sobre a indicação de servidores que vão atuar como agentes de sustentabilidade. Os agentes serão os responsáveis nos setores da Casa pelo andamento do projeto, mobilizando os demais funcionários.
A solenidade contou com a presença dos deputados Fábio Avelar (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Arlen Santiago (PTB) e Domingos Sávio (PSDB). Também participaram o diretor-geral, Eduardo Vieira Moreira; o secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado; o diretor de Planejamento e Coordenação, Alaôr Messias Marques Júnior; o diretor de Comunicação Institucional, Lúcio Pérez, e gerentes de outras áreas da ALMG.
|