ALMG implanta gestão de resíduos e consumo consciente

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais assina, nesta sexta-feira (5/11/10), Termo de Convênio de Cooperação Técnica...

04/11/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

ALMG implanta gestão de resíduos e consumo consciente

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais assina, nesta sexta-feira (5/11/10), Termo de Convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) para a implantação da ação de gestão de resíduos e consumo consciente na Casa. O convênio é um dos passos para a implementação do projeto Assembleia Sustentável, um dos priorizados no Direcionamento Estratégico - Assembleia 2020. Durante o evento, que será realizado no Salão Nobre, às 11h30, o projeto será detalhado para os deputados e servidores da ALMG.

O projeto Assembleia Sustentável tem como pilares as seguintes ações: o Consumo Consciente e Gestão de Resíduos; a Licitação Sustentável; o Inventário de Gases do Efeito Estufa; o Manual de Boas Práticas, relacionado à realização de obras e reformas sustentáveis; e a Captação de Energia Solar. Todas serão efetivadas ao longo do desenvolvimento do Direcionamento Estratégico.

O Consumo Consciente e Gestão de Resíduos prevê a substituição dos copos descartáveis por canecas; o uso dos dois lados do papel nas impressões; e a implantação de coleta seletiva. Será também implantado um programa permanente para racionalizar o uso de recursos naturais e desenvolver uma cultura institucional de sustentabilidade, em que se destacam a valorização do consumo consciente e a gestão de resíduos, que contarão com a cooperação técnica da Semad e da Feam.

ALMG adotará novo modelo de gestão de resíduos

A partir de dezembro deste ano, o lixo recolhido na Assembleia Legislativa começará a ser separado em coletores específicos e distinguidos por cor: a lata azul, que receberá papel, a verde, que receberá materiais recicláveis (vidro, embalagens de remédio, copos plásticos, entre outros) e a lata cinza que receberá materiais não recicláveis e orgânicos. Esta é a chamada coleta simplificada. Os resíduos reutilizáveis recolhidos na Casa serão enviados para a Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), organização não governamental sediada em Belo Horizonte..

Em palestra oferecida aos funcionários da conservação e limpeza, nos dias 3 e 4 de novembro, a gestora ambiental Maria de Fátima Alvarenga Machado, do Programa Ambientação, da Feam, explicou todo o processo, que tem como objetivo estudar os resíduos gerados na instituição. Através desse processo, todo o lixo produzido no decorrer de uma semana é separado por prédio e andar, pesado e armazenado (exceto os resíduos de banheiro e cozinha, que são pesados e enviados para a coleta convencional diária). Após esse período, todo esse lixo é espalhado e separado para que se possa elaborar um relatório contendo a quantidade, o tipo e o potencial de reciclagem do material produzido na instituição. Na ALMG essa caracterização acontecerá entre os dias 8 e 12/11, e a separação para elaboração do relatório ocorrerá no dia 16.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715