Deputados recebem medalha do presidente Alberto Pinto Coelho

Três deputados, além de cinco servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais receberam, na manhã desta terça-fe...

26/10/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Deputados recebem medalha do presidente Alberto Pinto Coelho

Três deputados, além de cinco servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais receberam, na manhã desta terça-feira (26/10/10), a Medalha Santos Dumont. Como sempre, a solenidade de entrega da segunda condecoração mais importante oferecida pelo Governo do Estado, em sua 55ª edição, foi realizada em Santos Dumont (Zona da Mata), na Fazenda Cabangu, local onde nasceu o Pai da Aviação. Da cerimônia, participaram, entre outras autoridades, o governador do Estado, Antonio Anastasia, e o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP).

Também presidente do Conselho Permanente da Medalha, Alberto Pinto Coelho foi quem condecorou os representantes do Legislativo mineiro. Os parlamentares agraciados foram: Vanderlei Miranda (PMDB), no grau Ouro; Duarte Bechir (PMN) e Tenente Lúcio (PDT), no grau Prata. Além deles, também recebeu a condecoração Agostinho Patrus Filho (PV), que não compareceu à solenidade.

Já os servidores da Assembleia que receberam a condecoração foram: no grau Prata, os ajudantes de ordem da Presidência da Assembleia, capitão PM Salustiano Michalick Vasconcelos e major PM Elton Romualdo Araújo; e no grau Bronze, Cristiano Felix dos Santos Silva (gerente-geral de Suporte Logístico e presidente da Cofal), Maria Beatriz Chagas Lucca (gerente-geral de Apoio ao Plenário), além das servidoras lotadas na Presidência, as assessoras Ana Flávia Generoso Evangelista, Heloísa Angélica Sader de Oliveira e Regina Celi Vidal Campelo.

Governador destaca ousadia do Pai da Aviação

Ao abrir o evento, o governador Anastasia fez um discurso em que destacou a ousadia e inovação de Santos Dumont. O governador lembrou que, com apenas 18 anos, Dumont já estava na França estudando. A partir daí, começou a desenvolver balões, nos quais ele mesmo voava para experimentar. Depois, construiu balões dirigíveis. Em 23 de outubro de 1901, continuou Anastasia, voou 60 metros, no Campo de Bagatelle, em Paris, a três metros de altura.

A grande lição deixada por Santos Dumont, na visão de Antonio Anastasia, é a de que "não há metas instransponíveis e sonhos irrealizáveis". "Precisamos buscar novos caminhos para antigos problemas. Precisamos parar de contar as décadas perdidas e fazer a grande travessia para um novo Brasil", declarou.

Ainda segundo Anastasia, há uma grande jornada para chegarmos ao País que todos desejam. "Não há justificativa para termos ainda tanta desigualdade", afirmou. Transpondo a lição do aviador para Minas, o governador avaliou que o Estado andou a frente de seu tempo nos últimos anos. "Provamos que podemos fazer muito mais, quando não nos acovardamos frente aos desafios", concluiu.

Precursor - Orador oficial da cerimônia, Alberto Pinto Coelho disse, que no tempo em que Minas Gerais usava o transporte por carros de boi e tropeiros, um mineiro, a frente de seu tempo, já fazia seu primeiro vôo com o 14 Bis, em Paris. De acordo com o deputado, todos os agraciados com a medalha compartilham do sonho de Santos Dumont de tornar a sociedade melhor para todos.

"Se hoje milhares de aviões cruzam os céus, foi por causa do sonho precursor daquele menino", destacou lembrando que, a partir daquele passo, expandiu-se pelo mundo a indústria da aviação e, consequentemente, a indústria do turismo. Para Pinto Coelho, a grande lição do aviador que fica para todos é a de que, com esforço, talento e criatividade, podemos dar passos para melhorar o mundo.

O prefeito de Santos Dumont, Evandro Nery, afirmou que a cidade nesta data se tornava a capital do Estado por poder homenagear pessoas de destaque no cenário mineiro e nacional. Segundo ele, a homenagem é a forma de o município agradecer e de lembrar os ensinamentos do Pai da Aviação - de perseverança, idealismo e busca do conhecimento.

Além das autoridades citadas, também compareceram ao evento os presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Cláudio Costa; do Tribunal de Contas do Estado, Vanderley Ávila; a procuradora-geral do Estado, Maria Odete Souto Pereira; o sobrinho-neto de Santos Dumont, Jorge Henrique Dumont; o deputado Gil Pereira (PP), além de oficiais da PMMG, da Aeronáutica e do Exército, secretários de Estado, prefeitos, vereadores, reitores de universidades, empresários, entre outros.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715