Estado e União se articulam para volta do trem de
passageiros
Projetos e estudos de viabilidade para a volta dos
trens turísticos e de passageiros em Minas Gerais estão em curso nos
governos Federal e Estadual. No Estado, a prioridade é a Região
Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Na União, dois trechos
mineiros estão entre os 14 selecionados para aprofundamento de
estudos e possível implantação do serviço. As informações foram
prestadas durante audiência da Comissão de Turismo, Indústria,
Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais,
realizada nesta quarta-feira (20/10/10). No encontro, autoridades
solicitaram também apoio para implantação do trem de passageiros de
BH a Conselheiro Lafaiete.
As ações da União foram apresentadas pelo diretor
de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso
Carneiro Filho. Segundo ele, a partir de um projeto feito em 1997
pelo BNDES, que avaliou o potencial da malha rodoviária existente no
País, o Ministério selecionou os 14 trechos, entre eles o BH-Ouro
Preto-Lafaiete e o Bocaiúva-Montes Claros-Janaúba, esse último com
forte viés social. "Estamos viabilizando um acordo de cooperação
técnica com o Estado e com a Agência de Desenvolvimento
Metropolitano para avançarmos nesse projeto", afirmou Afonso.
Segundo ele, há ainda em andamento uma prospecção de interessados na
outorga do serviço.
Já o Executivo estadual deve contratar, até
novembro, um estudo prévio de viabilidade de aproveitamento da malha
existente na RMBH. A subsecretária de Desenvolvimento Metropolitano
da Sedru, Maria Madalena Garcia, explicou que está sendo usado no
projeto um fundo específico da RMBH. Daí a restrição a essa região,
que concentra 330 quilômetros de malha em 21 municípios. Em nove
meses, segundo ele, o Estado deve ter os resultados do estudo. "A
volta dos trens de passageiros foi a tônica de todas as reuniões que
o Estado está fazendo sobre o Plano Diretor da Região
Metropolitana", disse. Afonso Carneiro Filho acrescentou que, a
partir do levantamento na RMBH, a União pode estudar a ampliação do
projeto para as cidades-polo no entorno da RMBH.
Comunidades pedem o Trem Bom de Minas, de BH
a Lafaiete
Autoridades e cidadãos se organizaram para
reivindicar, durante a audiência, a implantação do trem de
passageiros na região do Alto Paraopeba, beneficiando, além de BH e
Lafaiete, as cidades de Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho,
Moeda, Jeceaba, Congonhas e Belo Vale. O prefeito de Congonhas,
Anderson Costa Cabido, que também preside a Associação das Cidades
Históricas e o Consórcio Público pelo Desenvolvimento do Alto
Paraopena (Codap), anunciou que uma comitiva de prefeitos irá a
Brasília levar ao Ministro dos Transportes o pedido de apoio para o
Trem Bom de Minas. "Nossas cidades são dependentes da
mineração, e o turismo seria uma ótima opção de geração de renda",
afirmou.
Já a vereadora de Brumadinho e representante da
comissão Volta aos Trens das Regiões Metropolitna e
Paraopeba, Lílian Paraguai, completou que essas cidades são
servidas pelas BRs 040 e 381, ambas com gargalos e altos índices de
acidentes. Ela também lembrou que o Alto Paraopeba é uma das regiões
que mais crescem em Minas. Lílian entregou ao representante do
Ministério dos Transportes um manifesto com duas mil assinaturas
pedindo que viabilize o estudo técnico de viabilidade para o trecho
BH-Lafaiete. A comissão já tem convênio com a UFMG para esse
trabalho.
O professor Nilson Tadeu Nunes, do Departamento de
Engenharia de Transporte e Geotecnica da UFMG, salientou que a
legislação prevê o uso de dois horários para o transporte de
passageiros no trecho. Porém, segundo ele, os entendimentos serão
possíveis apenas após o estudo de viabilidade. Ele também salientou
que o transporte ferroviário de passageiros no Brasil não é rentável
e precisa de subsídios. Afonso Filho, do Ministério, completou que o
trecho tem restrições também em função do grande número de obras de
arte, que teriam que ser compartilhadas com os transportes de carga
e de passageiros.
Outras linhas - Durante a
audiência foi levantada ainda a possibilidade de implantação de uma
linha de passageiros ligando o Museu de Artes e Ofício ao Instituto
Inhotim, em Brumadinho. Madalena Garcia propôs um esforço coletivo
para que o projeto seja implantado. Afonso Carneiro Filho explicou
que o Ministério dos Transportes foi procurado pelo Instituto
Inhotim e deu todas as informações necessárias.
O diretor de Infraestrutura do Dnit, Geraldo
Lourenço de Souza Neto, relatou ainda que o Dnit, responsável pelo
patrimônio após a privatização da RFFSA, está doando peças a
instituições para implantação de trechos como o do Trem do Pantanal.
Em Minas, deve começar em novembro a operação do Expresso Pai da
Aviação, ligando Santos Dumont a Juiz de Fora. "Temos mais de 200
carros e algumas locomotivas", disse. Geraldo citou outros projetos
da União, que investiu, segundo ele, mais de R$ 40 bilhões em
ferrovias. E lembrou que todo contrato de concessão para transporte
de carga tem a previsão de duas viagens com passageiros.
Deputados lamentam sucateamento e prometem
apoio
O deputado Carlos Gomes (PT), autor do requerimento
para a audiência, anunciou que fará requerimentos para tentar
viabilizar o estudo de viabilidade do trecho BH-Lafaiete. Ele
lembrou que os debates sobre o transporte de passageiros foram
iniciados na ALMG em 2005. "No Brasil, esse transporte foi
abandonado, ao contrário do que ocorre em outros países. O trem é
mais barato, mais seguro e mais ecológico", afirmou.
Alencar da Silveira Jr (PDT), presidente da
comissão, também lamentou o sucateamento do transporte de
passageiros e atribuiu esse abandono ao lobby das construtoras, que
lucram mais com rodovias do que com ferrovias. "Temos que investir
em transporte de massas", reforçou. Já Antônio Carlos Arantes (PSC)
salientou que o Brasil já começa a ter um "apagão" nas estradas. "No
início do mandato, trabalhei para a reativação de uma linha em
Pirapora, e a Vale reativou", disse, salientando que esse movimento
é viável e possível.
Estádios - A Comissão
aprovou ainda requerimento do deputado Alencar da Silveira Jr (PDT)
solicitando a realização de audiência pública para discutir as obras
que estão sendo realizadas nos estádios Mineirão e Independência,
visando a Copa de 2014. "É bom que as autoridades venham aqui para
explicar as obras e o cronograma a todos os interessados no
esporte", justificou.
Presenças - Deputados Alencar da Silveira Jr
(PDT), presidente; Eros Biondini (PTB), vice; Antônio Carlos Arantes
(PSC) e Carlos Gomes (PT). Compuseram a mesa também Paulo Rogério
Monteiro, coordenador de projetos de mobilidade da Agência de
Desenvolvimento da RMBH, e Juliana Gazineli de Oliveira, do
Instituto Inhotim.
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