Campanha é período de aprendizado para eleitor, diz professora

A campanha eleitoral é um período de aprendizado político para o eleitor, que fica exposto a um ambiente rico em info...

30/09/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Campanha é período de aprendizado para eleitor, diz professora

A campanha eleitoral é um período de aprendizado político para o eleitor, que fica exposto a um ambiente rico em informações, e define seu voto com base em variáveis diversas. A conclusão é da professora de Jornalismo Político da PUC Minas e jornalista do Estado de Minas, Bertha Maakaroun. Ela ministrou palestra na quarta-feira (29/9/10), no projeto Pensando em Minas, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O tema central foi a estratégia do eleitor na hora de decidir o voto, objeto de pesquisa da professora em seu trabalho de conclusão do doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).

"Um escândalo não é suficiente para derrubar uma candidatura", declarou a professora. Para ela, muitos outros fatores entram na composição da escolha do eleitor, como a avaliação de um governo, os impactos de suas medidas no cotidiano e a orientação ideológica.

A palestra teve como debatedor o professor e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da Universidade Federal de Minas Gerais (CEL-UFMG) Carlos Ranulfo de Melo. Segundo ele, o eleitor vota retrospectivamente, ou seja, leva em consideração o desempenho anterior de um candidato. Na opinião do professor, essa é uma estratégia mais segura do que tentar imaginar como vai ser um governo.

O debate foi coordenado pelo servidor da Gerência-Geral de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, Rennan Lanna Martins Mafra.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715