Assembleia recebe acadêmicos do Irã e da Turquia

Três estudantes de Ciências Políticas do Irã e da Turquia visitaram a Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã...

30/09/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Assembleia recebe acadêmicos do Irã e da Turquia

Três estudantes de Ciências Políticas do Irã e da Turquia visitaram a Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (30/9/10). Eles são parte de um grupo maior de universitários dos dois países que está no Brasil para observar o sistema eleitoral, o uso da urna eletrônica, e para acompanhar as eleições de 3 de outubro. Na Assembleia, os três estudantes conheceram o Plenário e reuniram-se com o secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado, e o diretor de Processo Legislativo, Sabino Fortes Fleury.

O grupo inclui duas mulheres: Havva Cebeci, estudante da Universidade Isik (Luz), de Istambul (Turquia); e Mehrnoush Rahbar, doutoranda da Universidade Islâmica de Assad, de Teerã (Irã). Da mesma universidade iraniana veio Mohammad Pezeshgi, também doutorando em Ciência Política. A visita é uma parceria da UFMG com a Escola do Legislativo, por meio do programa Conexão Assembleia. Coordenado pela Escola, o programa é uma parceria com instituições mineiras de ensino superior em projetos e ações de educação para a cidadania e de formação política. A vinda dos estudantes foi viabilizada pela entidade Creative Associates International, ligada ao Conselho Internacional para a Educação Eleitoral (Ciee), sediado em Washington (EUA).

Os três estudantes questionaram o secretário-geral e o diretor da ALMG sobre a estrutura da instituição, o processo legislativo e, especialmente, sobre as relações entre partidos dentro do Parlamento mineiro. Comparando a Assembleia com o Parlamento turco, Havva Cebeci disse que lhe chamaram atenção a maior informalidade do ambiente, inclusive na maneira como funcionários e visitantes se vestem, assim como o número de assessores com os quais pode contar o deputado. "Na Turquia, não há tanta preocupação com o assessoramento parlamentar", afirmou.

Os estudantes também visitaram a Mostra de Artesanato da Região de Sabará e Barra Longa, que atualmente ocupa a Galeria de Arte da Assembleia. Havva Cebeci até mesmo levou algumas lembranças. Os estudantes foram acompanhados, durante toda a visita, por uma doutoranda em Ciência Política da UFMG, Noelle del Giúdice. Ao final da visita, também entrevistaram o pastor Samir Trad, da Igreja Batista Central de Belo Horizonte, a respeito de sua opinião sobre o sistema eleitoral e a relação entre política e religião no Brasil.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715