Deputados vão intermediar solução para tráfego do BHShopping

A empresa Multiplan, dona do BH Shopping, tem até esta sexta-feira (24) para responder à proposta do Ministério Públi...

21/09/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Deputados vão intermediar solução para tráfego do BHShopping

A empresa Multiplan, dona do BH Shopping, tem até esta sexta-feira (24) para responder à proposta do Ministério Público, sobre a compensação para os impactos no tráfego da região do Belvedere, decorrente das obras de sua expansão. A informação foi dada pelo promotor Luciano Badini Martins, em audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (21/9/10). A compensação seria de R$ 3 milhões, que seriam destinados à construção da trincheira ligando a MG-030 à BR-356, ambas no entorno do shopping.

Solicitada pelos integrantes da comissão, a audiência durou mais de três horas e reuniu os principais atores do problema: associações de moradores, prefeitura de BH, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Ao final, foi proposto pelo presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), a formação de um grupo de trabalho para definir a destinação do dinheiro, sua aplicação e fiscalização. A comissão será presidida pelo presidente da Associação Residencial do Vale dos Cristais, Walmir de Castro Braga, e terá a participação de outras associações de moradores, do Dnit, da BHTrans e do deputado João Leite.

O deputado Doutor Ronaldo (PDT) disse que o assunto vem se arrastando desde 2006 e que "a legislação do País precisa conhecer a expressão ponto final". João Leite lembrou as diversas reuniões com os empreendedores para tentar uma solução.

As associações de moradores querem o aumento da pista da MG-030, sentido Nova Lima/Belo Horizonte; e a volta da pista em frente ao hotel Caesar Business, segundo eles, usada para as intervenções feitas pela BHtrans. O integrante da Associação Pró-Mutuca, Henrique Amorim, pediu que a comissão a ser formada discuta também outro empreendimento anunciado para as proximidades do Serena Mall , em frente a BH Shopping.

Responsável pelas conversas entre moradores, Prefeitura e a Multiplan, Luciano Badini, da Promotoria de Meio Ambiente, pediu ajuda à Comissão de Segurança para que o Ministério Público volte a integrar os conselhos municipais de meio ambiente, condição retirada por quatro cidades mineiras, entre elas Belo Horizonte. Segundo ele, se o MP tivesse participado do processo de licenciamento desde o início, não haveria hoje, a necessidade de medidas compensatórias. "O Ministério Público propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Multiplan, que foi aceito, faltando apenas a concordância do valor sugerido. Segundo Badini, o dinheiro deverá ser depositado em uma conta judicial.

Associações dizem que expansão é responsável pelo gargalo do trânsito

Falando em nome das demais associações, Walmir Braga afirmou que o processo de licenciamento tem diversos erros, a começar pela origem, já que deveria ter sido feito pelo Estado e não pela Prefeitura de Belo Horizonte, já que impacta duas cidades. E citou ainda as execuções das obras em desacordo com as condicionantes do processo; e o alargamento dos passeios do shopping feito sobre via pública. "As obras de expansão do BH Shopping são uma agressão à cidadania dos moradores de Nova Lima", lamentou Braga.

Ele garantiu que se não forem atendidas, as associações, reunidas numa Frente de Associações e Condomínios do Vetor Sul, pretendem ajuizar uma ação civil pública contra a Multiplan, para pedir revisão no processo, e uma ação coletiva de perdas e danos contra a empresa, a prefeitura e a BHtrans, "além de uma representação contra eventuais e hipotéticos crimes de prevaricação".

Representando o prefeito Márcio Lacerda, o presidente da BHtrans, Ramon Vítor César, desmentiu o presidente da Associação do Vale dos Cristais, lembrando que o licenciamento ainda nem saiu. "Como falar em impacto no tráfego, se a expansão do shopping ainda nem saiu? O problema é com todos os empreendimentos da região, principalmente os imobiliários. O tráfego está ruim pelo que já existe lá". Ele informou ainda que não houve estreitamento de pista no sentido Nova Lima/Belo Horizonte, e que a pista em frente ao Caesar Business "foi a retomada de uma área pública que estava sob o uso de um particular".

Portal Sul - As obras de intervenção no tráfego da região do Belvedere fazem parte do projeto Portal Sul, da Prefeitura de Belo Horizonte, que prevê a construção de viadutos, trincheiras, alças, drenagem, pavimentação e estão orçadas em R$ 30 milhões, segundo o representante do Dnit, Alexandre de Oliveira. Ele se comprometeu a fornecer o orçamento desmembrado da trincheira da MG-030, para o integrante da Associação do Belvedere (AABB), Sinai Waisberg, que se comprometeu a fazer um orçamento por sua conta.

A reunião teve ainda o depoimento do presidente da EPO Engenharia e empreendedor do Vale do Sereno, Gilmar Dias dos Santos, que contou a participação da empresa, no acordo de compensação, que resultou na construção da ligação da BR-356 à MG-030, a chamada alcinha.

Presenças: Deputados João Leite (PSDB), presidente, Doutor Ronaldo (PDT), Délio Malheiros (PV) e a deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente da comissão. E além dos citados no texto, o coronel Sebastião Olímpio Filho, comandante da Polícia Rodoviária Estadual, Sebastião Donizete de Souza, do Dnit, Arthur Nasciutti, da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, Maria Tereza Lisboa, da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, do integrante da Associação do Belvedere, Ricardo Michel Jeha e do vereador de Belo Horizonte, Iran Barbosa.

 

 

 

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