Reciclagem de lixo é uma das prioridades do Parlamento Jovem
2010
A criação de consórcios intermunicipais para
viabilizar a criação de usinas de reciclagem de lixo é uma das
principais propostas que serão colocadas em discussão na plenária
final do Parlamento Jovem, nesta sexta-feira (17). A proposta é uma
das que foram priorizadas pelos participantes do projeto em reunião
realizada na tarde desta quinta-feira (16/8/10), na Assembleia
Legislativa de Minas Gerais.
As propostas votadas pelos estudantes vão compor um
documento que será encaminhado à Comissão de Participação Popular.
As sugestões poderão assim se transformar em políticas públicas e
ações concretas para viabilizar a correta destinação dos resíduos
sólidos. Os estudantes passaram a tarde desta quinta (16) reunidos
em grupos de trabalho para priorizar as propostas mais importantes e
suprimir outras que haviam sido apresentadas durante a primeira fase
do Parlamento Jovem, realizada em 12 cidades do Estado.
Os estudantes também defendem a criação de
benefício fiscal para fabricantes de produtos tecnológicos que
mantenham postos para a coleta desses mesmos produtos, quando eles
forem descartados. Outra preocupação é com relação às pilhas e
baterias, que contêm materiais tóxicos que podem contaminar o meio
ambiente. Uma proposta dos participantes do Parlamento Jovem é
divulgar a possibilidade de levar esse tipo de lixo para as agências
dos Correios, que fazem a coleta e depois o encaminham para uma
destinação correta.
Outra proposta priorizada é a criação de postos
estratégicos de coleta seletiva em locais públicos. Por essa
sugestão, os caminhões da coleta seletiva passariam nos postos de
coleta e destinariam o material a associações e cooperativas de
catadores. Além disso, os caminhões de lixo comuns seriam
gradativamente substituídos pelos de coleta seletiva. Também foi
priorizada proposta de criação de cooperativas de produtores de
sabão utilizando óleos e gorduras como matéria-prima.
Projeto tem participação de alunos do
interior
O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia
Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas e câmaras
municipais. A novidade desta edição é a participação de estudantes
de cidades do interior. Ao todo, 815 alunos de 50 escolas de 12
municípios participaram das atividades do Parlamento Jovem no
primeiro semestre. Para a etapa final, cada município enviou dez
representantes à ALMG.
O processo de elaboração da versão estadual do
projeto teve início no final de 2009, quando a Escola do Legislativo
iniciou contatos com câmaras municipais do interior. Definidas as
cidades participantes, cada câmara municipal passou por um processo
de capacitação. Em seguida, teve início a fase de discussões sobre a
participação política dos jovens e sobre a destinação dos resíduos
sólidos. Em parceria com diversas entidades, as câmaras municipais
desenvolveram ações como oficinas de reciclagem de lixo, debates e
visitas a cooperativas de catadores de papel, aterros sanitários e
reservas ecológicas.
Por meio de um blog, os alunos participaram de um
fórum de discussões sobre a questão ambiental. O site almg.gov.br
também permitiu aos participantes acesso a um curso online sobre
formação política. Além disso, a TV Assembleia produziu a série
Parlamento Jovem no Intervalo, que abordou questões como
participação política, destinação do lixo e orçamento
público.
Parceria - A coordenadora
do Parlamento Jovem, Eugênia Kelles, destaca a importância da
parceria entre vários setores da ALMG - Escola do Legislativo,
Consultoria, Gerência de Projetos Institucionais, TV Assembleia,
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas - para a concretização do
projeto. Ela considera a repercussão do Parlamento Jovem muito
positiva, tendo em vista que novas câmaras municipais já se
manifestaram para participar da próxima edição do projeto.
"A estadualização do Parlamento Jovem é uma demanda
antiga, e pela primeira vez conseguimos envolver alunos de várias
regiões do Estado", comenta a coordenadora, que chama a atenção
também para o trabalho dos monitores do projeto, alunos do curso de
Ciências Sociais da PUC Minas. "Eles desempenharam um papel
importante, e conseguiram manter os alunos mobilizados em um ano
atípico, em que tivemos greve nas escolas estaduais, Copa do Mundo e
campanha eleitoral", completa.
Alunos destacam participação política
Os estudantes que participam do Parlamento Jovem
demonstram empolgação com a discussão de propostas e destacam a
importância da participação política. Stephanie Caroline Santana, de
Belo Horizonte, diz que passou a dar mais valor à política e ao seu
próprio voto nas eleições. "As discussões me ajudaram a escolher
melhor um candidato em quem votar", comenta.
Na opinião de Giulliana Mendes Caria, de Viçosa
(Zona da Mata), o Parlamento Jovem possibilita uma mudança da visão
em relação à política. Para Tamires Monteiro da Silva, também de
Viçosa, esta é uma chance também de adquirir novos conhecimentos.
"Espero que isso que estamos vivendo possa incentivar outros
projetos que visem à formação política", destaca.
Já Hiago Luan Martins, de João Monlevade (Região
Central do Estado), conta que o projeto lhe despertou a vontade de
fazer algo em favor do meio ambiente. "Todos têm ciência de que
alguma coisa precisa ser feita, mas faltam oportunidades para o
jovem se expressar". Douglas da Silva, de Juiz de Fora (Zona da
Mata), acrescenta que o Parlamento Jovem ajuda na conscientização
ambiental. "É importante podermos intervir nas leis, dizer a nossa
opinião, participando verdadeiramente", arremata.
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