Parlamento Jovem 2010 reúne alunos de várias regiões do Estado

Cerca de 120 estudantes de 12 cidades mineiras participam, nesta quinta (16/9/10) e sexta (17), do Parlamento Jovem 2...

16/09/2010 - 00:04
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Parlamento Jovem 2010 reúne alunos de várias regiões do Estado

Cerca de 120 estudantes de 12 cidades mineiras participam, nesta quinta (16/9/10) e sexta (17), do Parlamento Jovem 2010 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O projeto, que este ano tem como tema "Resíduos sólidos e meio ambiente", tem o objetivo de incentivar os jovens a participarem da política, buscando coletivamente soluções para problemas que dizem respeito à sua comunidade. O Parlamento Jovem é uma iniciativa da ALMG em parceria com a PUC Minas e diversas câmaras municipais. Este ano, pela primeira vez, o projeto tem alcance estadual, envolvendo sete das dez regiões de Minas.

Na manhã desta quinta, os estudantes foram recebidos no Teatro da Assembleia pelos técnicos da Escola do Legislativo e da Gerência de Projetos Institucionais da Assembleia. Eles participaram de uma dinâmica para entrosamento e elegeram os coordenadores e relatores para os grupos que vão apresentar propostas sobre três subtemas: Produção (consumo e desperdício); Destinação de resíduos (lixões e aterros); e Reaproveitamento (coleta seletiva, reciclagem, inserção produtiva dos catadores de materiais).

Os escolhidos foram os seguintes:

Grupo 1 - Produção (consumo e desperdício): Lauriany Tavares Ribeiro (coordenadora) e Fernanda Cristina Santos de Andrade (relatora), ambas de Divinópolis;

Grupo 2 - Destinação de resíduos (lixões e aterros): Mônica Fonseca Franco(coordenadora), de Pouso Alegre, e Aldair Gustavo Isidoro Júnior (relator), de Caratinga;

Grupo 3 - Reaproveitamento (coleta seletiva, reciclagem, inserção produtiva dos catadores de materiais): Izabela Mentes Thébas (coordenadora), de Juiz de Fora, e Edgar Henrique do Nascimento Campos (relator), de Caratinga.

Lauriany Ribeiro está muito animada com sua participação no Parlamento Jovem. Ela confessa que detestava política antes de conhecer o projeto, mas que mudou radicalmente sua visão: "O Parlamento Jovem me deu oportunidade de aprender o que significa fazer política e, a partir daí, ter maior consciência para saber escolher nossos representantes", ensina.

Já Mônica Franco conta que participa de atividades ligadas à política desde os 14 anos (hoje ela tem 17). Em sua cidade, Pouso Alegre, ela foi integrante da Câmara Mirim, um projeto no qual cada escola elege um representante para ser o "vereador mirim" da cidade. Aos 15 anos ela participou do grêmio estudantil de sua escola e aos 16 compôs a Câmara Jovem, iniciativa do Legislativo municipal que promove junto aos alunos um estudo das leis e de sua aplicação na cidade.

Visita - Depois da definição dos coordenadores dos grupos, os estudantes conheceram o Palácio da Inconfidência, um dos prédios que compõem o legislativo mineiro. Eles passaram pelo Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, conhecido como Hall das Bandeiras, pelo Plenário, pelos plenarinhos e pela Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema. "Às vezes a gente acha que a Assembleia é feita só de salas para votar, mas vimos que há outros espaços, como a galeria para exposições", conta a estudante Stephanie Caroline Lisboa Santana, que cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa, da região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

Uma das monitoras do Parlamento Jovem, Raíssa Couto, da PUC Minas, considera a visita uma fase importante do evento porque "os estudantes têm a oportunidade de conhecer o lugar onde os deputados trabalham e isso ajuda a despertar interesse pela política". O estudante Alexandre Reis Carvalho, da Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, de Poços de Caldas, veio acompanhado de oito colegas da mesma instituição e diz que gostou de conhecer a ALMG. É a primeira vez que o adolescente, do 9º ano do ensino fundamental, visita a Assembleia. Para ele, valeu a pena fazer a visita. "Ver os espaços nos ajuda a adquirir mais conhecimento sobre o legislativo", destaca.

As atividades do Parlamento Jovem 2010 continuam nesta tarde, quando os estudantes vão se reunir em grupos de trabalho para escolherem as propostas que vão compor o documento a ser votado na Plenária Final, marcada para a tarde de amanhã. Após, o documento será entregue à Comissão de Participação Popular do Legislativo mineiro.

 

 

 

 

 

 

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