Parlamento Jovem 2010 reúne alunos de várias regiões do
Estado
Cerca de 120 estudantes de 12 cidades mineiras
participam, nesta quinta (16/9/10) e sexta (17), do Parlamento Jovem
2010 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O projeto, que este
ano tem como tema "Resíduos sólidos e meio ambiente", tem o objetivo
de incentivar os jovens a participarem da política, buscando
coletivamente soluções para problemas que dizem respeito à sua
comunidade. O Parlamento Jovem é uma iniciativa da ALMG em parceria
com a PUC Minas e diversas câmaras municipais. Este ano, pela
primeira vez, o projeto tem alcance estadual, envolvendo sete das
dez regiões de Minas.
Na manhã desta quinta, os estudantes foram
recebidos no Teatro da Assembleia pelos técnicos da Escola do
Legislativo e da Gerência de Projetos Institucionais da Assembleia.
Eles participaram de uma dinâmica para entrosamento e elegeram os
coordenadores e relatores para os grupos que vão apresentar
propostas sobre três subtemas: Produção (consumo e desperdício);
Destinação de resíduos (lixões e aterros); e Reaproveitamento
(coleta seletiva, reciclagem, inserção produtiva dos catadores de
materiais).
Os escolhidos foram os seguintes:
Grupo 1 - Produção (consumo e desperdício):
Lauriany Tavares Ribeiro (coordenadora) e Fernanda Cristina Santos
de Andrade (relatora), ambas de Divinópolis;
Grupo 2 - Destinação de resíduos (lixões e
aterros): Mônica Fonseca Franco(coordenadora), de Pouso Alegre, e
Aldair Gustavo Isidoro Júnior (relator), de Caratinga;
Grupo 3 - Reaproveitamento (coleta seletiva,
reciclagem, inserção produtiva dos catadores de materiais): Izabela
Mentes Thébas (coordenadora), de Juiz de Fora, e Edgar Henrique do
Nascimento Campos (relator), de Caratinga.
Lauriany Ribeiro está muito animada com sua
participação no Parlamento Jovem. Ela confessa que detestava
política antes de conhecer o projeto, mas que mudou radicalmente sua
visão: "O Parlamento Jovem me deu oportunidade de aprender o que
significa fazer política e, a partir daí, ter maior consciência para
saber escolher nossos representantes", ensina.
Já Mônica Franco conta que participa de atividades
ligadas à política desde os 14 anos (hoje ela tem 17). Em sua
cidade, Pouso Alegre, ela foi integrante da Câmara Mirim, um projeto
no qual cada escola elege um representante para ser o "vereador
mirim" da cidade. Aos 15 anos ela participou do grêmio estudantil de
sua escola e aos 16 compôs a Câmara Jovem, iniciativa do Legislativo
municipal que promove junto aos alunos um estudo das leis e de sua
aplicação na cidade.
Visita - Depois da
definição dos coordenadores dos grupos, os estudantes conheceram o
Palácio da Inconfidência, um dos prédios que compõem o legislativo
mineiro. Eles passaram pelo Espaço Democrático José Aparecido de
Oliveira, conhecido como Hall das Bandeiras, pelo Plenário, pelos
plenarinhos e pela Galeria de Arte do Espaço Político Cultural
Gustavo Capanema. "Às vezes a gente acha que a Assembleia é feita só
de salas para votar, mas vimos que há outros espaços, como a galeria
para exposições", conta a estudante Stephanie Caroline Lisboa
Santana, que cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Municipal
Geraldo Teixeira da Costa, da região de Venda Nova, em Belo
Horizonte.
Uma das monitoras do Parlamento Jovem, Raíssa
Couto, da PUC Minas, considera a visita uma fase importante do
evento porque "os estudantes têm a oportunidade de conhecer o lugar
onde os deputados trabalham e isso ajuda a despertar interesse pela
política". O estudante Alexandre Reis Carvalho, da Escola Estadual
Doutor João Eugênio de Almeida, de Poços de Caldas, veio acompanhado
de oito colegas da mesma instituição e diz que gostou de conhecer a
ALMG. É a primeira vez que o adolescente, do 9º ano do ensino
fundamental, visita a Assembleia. Para ele, valeu a pena fazer a
visita. "Ver os espaços nos ajuda a adquirir mais conhecimento sobre
o legislativo", destaca.
As atividades do Parlamento Jovem 2010 continuam
nesta tarde, quando os estudantes vão se reunir em grupos de
trabalho para escolherem as propostas que vão compor o documento a
ser votado na Plenária Final, marcada para a tarde de amanhã. Após,
o documento será entregue à Comissão de Participação Popular do
Legislativo mineiro.
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