Greve dos médicos residentes será debatida pela Assembleia

A greve dos médicos residentes de Minas Gerais, que já dura quase um mês, será tema de uma audiência pública da Comis...

10/09/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Greve dos médicos residentes será debatida pela Assembleia

A greve dos médicos residentes de Minas Gerais, que já dura quase um mês, será tema de uma audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na próxima quarta-feira (15/9/10), às 9h30. A reunião, marcada para o Plenarinho I, atende a requerimento do deputado Carlos Mosconi (PSDB), presidente da Comissão, e pretende se tornar mais um canal para acelerar a negociação entre o sindicato da categoria e o Governo Federal.

"Os médicos residentes são um segmento importantíssimo no atendimento à população. Suas reivindicações são justas, mas queremos maior rapidez nas negociações para que eles voltem ao trabalho o mais rápido possível", afirma o deputado.

Cerca de 2.700 médicos estão em greve em Minas desde o dia 17 de agosto, prejudicando o atendimento em hospitais públicos como o Odilon Behrens, Baleia e Santa Casa, em Belo Horizonte. A paralisação atinge também cidades mineiras como Alfenas, Pouso Alegre, Uberaba, Juiz de Fora e Itajubá. No Brasil, o número de grevistas passa de 15 mil. Mas a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) garante que está sendo cumprida a escala mínima de 30% de atendimento.

A categoria reivindica reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio, que hoje é de R$ 1.916,45, além de auxílio-moradia, auxílio-alimentação e extensão da licença-maternidade para seis meses. A contraproposta do Governo Federal, de aumento de 20% na bolsa-auxílio a partir de janeiro de 2011, foi rejeitada. Também não foi aceita pelo Governo a nova proposta dos médicos, de reajuste de 28,7% agora e outros 10% em setembro de 2011.

Convidados - Foram convidados os ministros de Estado de Saúde, José Gomes Temporão, e de Educação, Fernando Haddad; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins; o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; o presidente e o 1º secretário da Associação Mineira de Médicos Residentes (Amimer), Guilherme Augusto Carvalho Salgado e Victor Fernando Soares Lima, respectivamente.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715