Programas da TVA sobre Mobilidade Urbana podem ser vistos no site

Uma série feita pela TV Assembleia no ano passado, com quatro programas sobre a mobilidade urbana, está disponível no...

13/08/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Programas da TVA sobre Mobilidade Urbana podem ser vistos no site

Uma série feita pela TV Assembleia no ano passado, com quatro programas sobre a mobilidade urbana, está disponível no hotsite do Ciclo de Debates Desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nos dias 25 e 26 de agosto. Os programas, com quatro minutos de duração em média, podem ser vistos no endereço: http://www2.almg.gov.br/hotsites/2010/ciclo_mobilidade/index.html e abordam o apagão na mobilidade, os custos da lentidão do trânsito, o aumento da frota de carros e motos e os transportes alternativos.

O objetivo do ciclo é discutir as políticas públicas de transporte e mobilidade urbana e o planejamento do trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte e foi solicitado pelo deputado Carlin Moura (PCdoB) e pela deputada Maria Tereza Lara (PT). Os debates terão dois focos principais de discussão: planejamento e mobilidade urbana, tratando das condições de deslocamento nas cidades e o desenvolvimento da acessibilidade universal; e mobilidade urbana e transporte coletivo, abordando o transporte rodoviário, metrô, VLT (veículos leves sobre trilhos) e desenvolvimento sustentável.

Os temas serão apresentados em painéis com especialistas, seguidos de debates. Alguns dos nomes confirmados são: o diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos e assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô de São Paulo, Rogério Belda; a subsecretária de Desenvolvimento Metropolitano da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Madalena Franco Garcia; o coordenador do projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH, professor Roberto Monte-Mor; e o presidente do Núcleo Gestor das Copas em Minas Gerais, Tadeu Barreto.

Programas mostram caos no trânsito

Um dos pontos mais significativos da série feita pela TV Assembleia é o chamado "apagão da mobilidade urbana", que aparece em estudo da Fundação Dom Cabral feito em quatro capitais brasileiras. Segundo o levantamento, Belo Horizonte atingirá o estágio de apagão (congestionamento permanente e lentidão não só nas principais vias, mas nas secundárias também), em 11 anos. A solução, segundo a Fundação Dom Cabral é o planejamento a longo prazo, com uma intervenção metropolitana.

Outras questões abordadas são o aumento da frota de veículos e principalmente de motos. Estudos indicam que a frota automotora, que crescia a 5% ao ano, dobrou seu crescimento a partir de 2007. Mas a pior situação é registrada na frota de motos, que desde 2007 cresce 18% ao ano, com consequências graves: 20 acidentes com duas mortes por dia.

Inscrições - As inscrições para o Ciclo de Debates Desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 pelo site da ALMG ou pessoalmente, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica na Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho.

Outras informações em: http://www2.almg.gov.br/hotsites/2010/ciclo_mobilidade/index.html

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715