Independência do jornal A Folha Regional é destacada no Plenário

A qualidade e a independência jornalística do semanário A Folha Regional, de Muzambinho, Sul de Minas, foram evidenci...

02/08/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Independência do jornal A Folha Regional é destacada no Plenário

A qualidade e a independência jornalística do semanário A Folha Regional, de Muzambinho, Sul de Minas, foram evidenciadas durante a homenagem que o veículo recebeu da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Reunião Especial de Plenário realizada na noite desta segunda-feira (2/8/10). Criado em 1990, o jornal chega aos 20 anos cobrindo os principais fatos de 23 municípios do Sul e Sudeste do Estado. A reunião foi presidida pelo deputado Weliton Prado (PT), 3º vice-presidente da ALMG, que classificou o semanário como indispensável à integração e ao desenvolvimento cultural da região onde circula. "Num mundo globalizado, é essencial um veículo que aponte os problemas locais e regionais", afirmou.

O deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), autor do requerimento para a homenagem, lembrou que Muzambinho sempre exerceu uma função aglutinadora e convergente no Sul e Sudoeste de Minas, sobretudo após se tornar um município, em 1880. "Mais de um século depois, a posição aglutinadora de Muzambinho volta a evidenciar-se, desta vez não na esfera geopolítica, mas na da comunicação, com a trajetória paulatinamente crescente do semanário A Folha Regional", comparou. Segundo o deputado, o jornal, desde sua fundação, já pretendia retratar a realidade de toda a região. E assim, contribui para a formação de uma identidade regional.

O parlamentar salientou também a credibilidade do semanário e seu compromisso com a imparcialidade e objetividade, além de sua isenção e equilíbrio na cobertura política. "É indiscutível, por esse ângulo, o papel que o semanário exerce como agente favorecedor da democracia. Com essas credenciais, A Folha Regional chega a seus 20 anos como exemplo de bom jornalismo", afirmou. Para Sávio Souza Cruz, A Folha Regional, possivelmente por entender que é a partir de sua aldeia que um aldeão faz a leitura do mundo, defende que "o melhor jornal do mundo é o jornal de sua cidade".

Diretor aponta as dificuldades da imprensa do interior

O diretor do jornal A Folha Regional, Vagner Donizetti Alves, salientou as dificuldades vividas pela imprensa do interior, que permanece relatando as notícias das cidades com persistência e determinação. Ele leu ainda mensagem enviada pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azêdo. Também o deputado Carlos Mosconi (PSDB) lembrou que é difícil um jornal do interior se manter independente e que muitos têm que se atrelar ao poder municipal. "Criar e manter um jornal regional é uma ousadia", afirmou.

Já Antônio Carlos Arantes (PSC) ponderou que a seriedade d'A Folha Regional fez dela um instrumento de desenvolvimento de toda a região. "O jornal é ainda uma fonte de informações para nosso trabalho como parlamentares", disse. O deputado Célio Moreira (PSDB) também prestigiou a reunião. Outras autoridades presentes foram o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, o ex-deputado Sebastião Navarro; o prefeito de Muzambinho, Sérgio Paoliello; o presidente da Câmara Municipal da cidade, Marcos Donizetti da Silva; o ex-prefeito de Muzambinho e ex-deputado Marco Régis; e o presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares de Minas Gerais, Demerval Antônio do Carmo Filho.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715