Bloco PT-PMDB-PCdoB é extinto na Assembleia

O Bloco PT-PMDB-PCdoB está desfeito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Comunicado da bancada do PMDB foi lido...

14/07/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Bloco PT-PMDB-PCdoB é extinto na Assembleia

O Bloco PT-PMDB-PCdoB está desfeito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Comunicado da bancada do PMDB foi lido na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (14/7/10), informando que esse partido não mais integra o bloco parlamentar formado com as outras duas agremiações. Com essa decisão, a Presidência da ALMG informou a extinção do Bloco PT-PMDB-PCdoB, uma vez que deixa de ser atingido o número mínimo de parlamentares para a existência de bloco parlamentar. O Regimento Interno da Assembleia prevê, em seu artigo 71, que não será admitida a constituição de bloco parlamentar integrado por menos de um quinto dos membros da Casa., ou seja, 15 deputados.

Foram lidas outras comunicações decorrentes da primeira. O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) informou sua indicação para líder do PMDB e indicou o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) para vice-líder da bancada. O deputado Padre João (PT) informou sua indicação para líder do PT e indicou para vice-líder o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). Por fim, o deputado Almir Paraca (PT) informou sua indicação para líder da Minoria.

Ao final da reunião, em entrevista à TV Assembleia, Vanderlei Miranda explicou que o encerramento do bloco se deve à dificuldade de os deputados do PMDB lidarem com as amarras impostas por uma atuação em bloco, em que sempre prevalece a opinião da maioria. Segundo ele, os parlamentares do partido expressam posições diversas na ALMG, uns apoiando o Governo do Estado, outros na oposição, e há também os independentes. "O fim do bloco, criado em outubro de 2009, não desfaz o relacionamento amigo e fraterno entre os parlamentares do PMDB, do PT e do PCdoB", frisou o deputado.

Comissão Especial - Também na Reunião Ordinária, foi designada a Comissão Especial para emitir parecer sobre o Veto Parcial à Proposição de Lei Complementar 120. Oriunda do Projeto de Lei Complementar (PLC) 60/10, do governador, a proposição faz alterações na estrutura das carreiras dos policiais civis. O governador Antonio Anastasia vetou parciamente a proposta alegando inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público.

Comporão a comissão especial os seguintes deputados: pelo Bloco Social Democrata (BSD), Lafayette de Andrada (PSDB) e Zé Maia (PSDB), efetivos, e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Gil Pereira (PP), suplentes; pelo até então formado Bloco PT-PMDB-PcdoB, Padre João (efetivo) e Vanderlei Miranda (suplente); pelo Bloco Parlamentar Social (BPS), Fábio Avelar (PSC), efetivo, e Tiago Ulisses (PV), suplente; pelo Democratas (DEM), Gustavo Valadares (efetivo) e Jayro Lessa (suplente).

Redação final - Foram aprovados em redação final o Projeto de Lei (PL) 4.350/10, do deputado Sebastião Costa (PPS), que prevê que o Estado incentivará o ensino profissionalizante; e o Projeto de Resolução (PRE) 4.615/10, da Mesa da Assembleia, que institui o Direcionamento Estratégico da ALMG, definindo as estratégias de atuação do Legislativo para o período de 2010-2020. O primeiro projeto segue para a sanção do governador e o segundo será promulgado pelo presidente da Assembleia.

Termo de compromisso - Em questão de ordem, o deputado Carlos Mosconi (PSDB) leu um termo de compromisso firmado por ele e outros parlamentares da chamada Bancada do Sul de Minas, nesta quarta-feira (14), para as eleições deste ano. O documento afirma que os candidatos a deputados estaduais e federais que têm base política no Sul do Estado firmam entre si o compromisso de manter a cidade limpa e atender aos apelos da população.

De acordo com o termo de compromisso, nenhum candidato usará como instrumento de propaganda eleitoral a pintura de qualquer muro na zona urbana ou rural dos municípios da região. O documento será encaminhado aos juizes das zonas eleitorais do Sul de Minas, às prefeituras, câmaras municipais e promotorias de Justiça da região, além da imprensa regional, para a devida publicidade de seu conteúdo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715