Presidente da ALMG lamenta morte de ex-ministro Murilo Badaró

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), manifestou seu pesar pela...

15/06/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Presidente da ALMG lamenta morte de ex-ministro Murilo Badaró

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), manifestou seu pesar pela morte do ex-ministro e ex-senador, Murilo Badaró, na noite desta segunda-feira (14/6/10). "É com tristeza que recebemos essa notícia. O Partido Progressista e todos os mineiros perdem uma referência. O ex-senador e presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, foi um homem que fez da palavra o caminho. Ele merece o reconhecimento das glórias de seu trabalho e de sua história na memória do nosso povo".

Murilo Badaró está sendo velado na sede da Academia Mineira de Letras, da qual era presidente, e será enterrado nesta terça-feira (15), às 12 horas, no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Aos 78 anos de idade, ele sofreu um infarto agudo e morreu em sua residência na Capital mineira.

Biografia - Nascido no município de Minas Novas, em 1931, Murilo Badaró formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele iniciou sua carreira política em 1958, sendo eleito deputado estadual por Minas Gerais com apenas 27 anos. Durante seu mandato no Legislativo estadual, ocupou o cargo de secretário no governo Israel Pinheiro. Em 1962, foi reeleito.

Em 1966, foi eleito deputado federal, cargo pelo qual se reelegeu sucessivamente até ser se tornar senador, em 1979. Na década de 1980, foi ministro da Indústria e Comércio do governo de João Figueiredo. Em 2004, elegeu-se prefeito de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, era filiado ao Partido Progressista (PP). Escritor, assumiu a presidência da Academia Mineira de Letras em 1998.

Murilo Badaró deixa viúva Lucy Prado, com quem estava casado havia 54 anos, sete filhos, 16 netos e quatro bisnetos.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715