Cirurgia reparadora da mama será tema de audiência pública

Os deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debatem, nesta quarta-feira (9/6/10), a L...

07/06/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Cirurgia reparadora da mama será tema de audiência pública

Os deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debatem, nesta quarta-feira (9/6/10), a Lei Federal 9.797, de 1999, que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pelas unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. A reunião, solicitada pela deputada Ana Maria Resende (PSDB), está marcada para 9h30, no Plenarinho I.

De acordo com a parlamentar, a realização da audiência é importante para que pacientes com câncer de mama tomem conhecimento dos seus direitos tendo como base a referida lei. "A reconstrução mamária é um procedimento capaz de devolver à mulher o bem estar, a autoestima e a vontade de viver, traduzido pela qualidade de vida recuperada e pela eliminação da sensação de mutilação", afirmou. Além da norma federal, os deputados querem discutir, ainda, a importância da divulgação desse tipo de cirurgia feita pelo SUS.

Convidados - Foram chamados para o debate desta quarta-feira a assessora jurídica da Coordenação de Controle do Câncer da Mulher, Andréa Maia Lage, representando o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o superintendente-geral do Instituto Mário Penna, Cássio Eduardo Rosa Resende; a psicóloga da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Valenir Dias Machado Corrêa da Costa; o médico mastologista da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Douglas de Miranda Pires; e o médico do Hospital Alberto Cavalcanti, Wagner Antônio Paz.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715