Colégio Dom Silvério receberá homenagem por seus 60 anos

O aniversário de 60 anos do Colégio Marista Dom Silvério será comemorado em Reunião Especial a ser realizada na próxi...

31/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Colégio Dom Silvério receberá homenagem por seus 60 anos

O aniversário de 60 anos do Colégio Marista Dom Silvério será comemorado em Reunião Especial a ser realizada na próxima segunda-feira (7/6/10), às 20 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

"O Colégio Marista sempre teve uma educação que primou por uma visão integral e libertadora, dentro dos preceitos da Igreja, onde todos os aspectos do ser humano, não só cognitivos, devem ser valorizados. E antes de tudo, uma educação que pensa a autonomia e a emancipação dos sujeitos envolvidos. Isso, por si, justifica uma Casa Legislativa prestar tal homenagem", afirmou o deputado Durval Ângelo (PT), autor do requerimento para realização da reunião.

Fundado pelos Irmãos Maristas (sociedade católica, criada na França em 1817 que tinha o objetivo de levar o ensino fundamental a crianças e jovens), o Colégio iniciou os trabalhos, em Belo Horizonte, com 54 alunos e se chamando Externato São José. Em 1951, começou a funcionar o curso ginásio; mas, para obter reconhecimento oficial, deveria mudar o nome, pois outro estabelecimento na cidade já utilizava essa denominação. A nova e atual nomeação foi uma homenagem ao então arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, introdutor dos Irmãos Maristas no Brasil. Inicialmente, o colégio só recebia alunos do sexo masculino e, só depois de 18 anos de atividades, passou a adotar o regime misto.

De acordo com informações do site oficial do Colégio, o Dom Silvério segue alguns princípios como educação integral, seguindo preceitos da religião católica e articulando fé, cultura e vida, para formar cristãos e cidadãos comprometidos na construção de um mundo sustentável, justo e solidário.

"Hoje nós vivemos em uma sociedade em que as coisas são muito efêmeras, são passageiras, onde a velocidade do mercado quer se impor em relação às instituições e a valores. Eu diria até em relação ao sentimento. Então, quando a gente vê uma escola com essa incumbência de educar, que completa 60 anos, foge um pouco dessa lógica", declarou Durval Ângelo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715