Comissão organizadora do fórum sobre segurança define inscrições

Em mais uma reunião da comissão organizadora do Fórum Técnico Segurança Pública: Drogas, Criminalidade e Violência, r...

28/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão organizadora do fórum sobre segurança define inscrições

Em mais uma reunião da comissão organizadora do Fórum Técnico Segurança Pública: Drogas, Criminalidade e Violência, realizada nesta sexta-feira (28/5/10), os participantes decidiram por uma significativa inovação em eventos desse tipo: os participantes inscritos individualmente terão direito a voto na plenária final. O evento é organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais contando com a colaboração de 57 entidades e será realizado entre 11 e 13 de agosto, no Plenário.

A reunião foi realizada para acertar itens faltantes do documento que orienta a organização do fórum, entre eles o número de participações institucionais e individuais e a formação da comissão de representação. Após votação dos representantes de instituições, ficou decidido que a inscrição individual terá direito a voto na plenária, o que é uma inovação, já que eventos realizados até aqui só contabilizam o voto institucional. Até este fórum, os inscritos individualmente tinham direito somente a voz. Ficou decidido ainda que as instituições terão direito a quatro inscrições e aquelas que participam da comissão organizadora mais uma. Já as inscrições individuais terão 115 vagas.

Objetivos - Entre os objetivos do fórum técnico, destacam-se: refletir sobre os resultados das audiências da Comissão de Segurança Pública da ALMG no interior, que serão consideradas a fase de interiorização do fórum técnico; avaliar os desafios impostos pela criminalidade, em especial pelo crime organizado e pelo tráfico de drogas; discutir as políticas de prevenção à criminalidade e ao uso de drogas; e avaliar as políticas públicas de tratamento da dependência química, bem como a vitimização de grupos sociais vulneráveis às diversas formas de violência.

Droga como potencializadora da violência e criminalidade é o foco do evento

Na abertura, marcada para as 20 horas do dia 11 de agosto, representantes da União e do Estado serão expositores, e os debatedores, jornalistas com atuação na área. No dia 12, pela manhã, dois expositores falarão sobre cada tema: Crime organizado, tráfico de drogas e os desafios à segurança pública; Criminalidade e drogas: estratégias de prevenção, intersetorialidade e tratamento da dependência química; e Direitos fundamentais, grupos vulneráveis e violências. As exposições da manhã vão subsidiar a atuação dos grupos de trabalho do fórum técnico, a partir das 14 horas. No dia 13, será votado o documento final do fórum, além de eleitos os integrantes da comissão de representação, encarregada de acompanhar os desdobramentos do evento e cobrar pela implementação das propostas aprovadas. A plenária final terá início às 9 horas.

Atuação das CTIs - Nos grupos de trabalho, os participantes vão discutir, votar e priorizar propostas vindas das chamadas Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs), cujos integrantes ainda serão definidos pelas entidades parceiras. Essas comissões ficarão encarregadas de formatar o documento-base dos grupos, a partir do relatório das audiências públicas da Comissão de Segurança Pública nas regiões integradas de segurança pública (Risps) e de propostas que vierem a ser apresentadas. As audiências serão concluídas no dia 10 de junho, e no dia seguinte, as CTIs começarão a trabalhar, concluindo sua tarefa até o dia 23 de julho. Na última semana de julho, todos os documentos deverão ser consolidados

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715