Projeto para o Aeroporto de Confins é tema de reunião

Os detalhes de um projeto que pretende transformar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) em um important...

14/05/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Projeto para o Aeroporto de Confins é tema de reunião

Os detalhes de um projeto que pretende transformar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) em um importante aeroporto industrial (hub) logístico vão ser divulgados na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na quarta-feira (19/5/10). Por requerimento do presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM), a audiência se realiza às 14h45, no Plenarinho IV.

O projeto, denominado "Master Plan" foi elaborado pela consultoria Changi Airports Internacional, de Cingapura, após várias visitas no ano passado. A apresentação será feita pelo subsecretário de Estado de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde. Além desses, os deputados irão conhecer o Projeto Cidade Aeroporto, também destinado ao aeroporto de Confins. Um aeroporto hub implica que as empresas instaladas no local atuam numa zona de neutralidade fiscal, com regime de entreposto aduaneiro especial, sem pagar impostos na importação de componentes.

De acordo com informações da Infraero, responsável pela administração dos aeroportos no Brasil, a empresa de Cingapura realizou a consultoria para o governo de Minas Gerais como parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado e o órgão federal, para desenvolvimento estratégico do entorno do aeroporto.

A Infraero iniciou, no ano passado, um investimento de R$ 350 mil para a modernização do aeroporto. Confins tem uma área de 15 mil metros quadrados, uma pista de 3 quilômetros, estacionamento para 1,2 mil veículos e 42 balcões de check-in. A capacidade de passageiros é de 5,5 milhões por ano. Com a ampliação do terminal 1 e a construção do terminal 2, a previsão é de que esta capacidade passe para 12 milhões de passageiros/ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pela previsão da Infraero, as obras de ampliação do terminal 1, que deverá aumentar a capacidade do Aeroporto Internacional dos atuais 5,5 milhões para 7 milhões, devem ser iniciadas em 2011. Já o projeto executivo para a construção do terminal 2 deve ser entregue à Infraero pelo Governo de Minas dentro de um ano. A previsão é que dentro de 30 dias a Infraero repasse os recursos para a elaboração do projeto. O valor estimado é US$ 10 milhões. Já a construção do terminal 2 deve ampliar a capacidade para 12 milhões de passageiros.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715