ALMG concede cidadania honorária a Alberto Medioli do grupo Sada

O espírito empreendedor e a contribuição para o desenvolvimento de Minas Gerais do diretor-geral do Grupo Sada, Alber...

13/05/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

ALMG concede cidadania honorária a Alberto Medioli do grupo Sada

O espírito empreendedor e a contribuição para o desenvolvimento de Minas Gerais do diretor-geral do Grupo Sada, Alberto Medioli, foram destacados nos pronunciamentos do governador Antônio Anastasia e do presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o titulo de cidadão honorário do Estado, na noite desta quinta-feira (13/5/10), o empresário foi saudado pelo deputado Agostinho Patrus Filho (PV), autor do requerimento da homenagem.

Agostinho Patrus Filho destacou a trajetória pessoal de Alberto Medioli, nascido em Parma, na Itália. O empresário formou-se em administração no Instituto Técnico Comercial M. Melloni em 1972. Em 1990, mudou-se para o Brasil e desde então ocupa o cargo de diretor-geral do Grupo Sada. Foi ainda o primeiro presidente da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de Belo Horizonte, onde ocupa o cargo de vice-presidente desde 2005. No Brasil, Medioli recebeu outros prêmios, como a medalha do Mérito Industrial, entregue pela Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A carreira de sucesso do empresário, segundo Patrus, é marcada por momentos de superação. "Ele nunca se acomodou, superou obstáculos, por tudo isso é uma honra homenageá-lo". E como bom mineiro, destacou o deputado, conquistou a amizade e o carinho de todos.

Simplicidade - O discurso de Alberto Medioli foi marcado pela simplicidade da narrativa de sua vida, de seus primeiros contatos com o Brasil e com Minas Gerais e pela construção de sua mineiridade. Para ele, a mudança para uma nova pátria foi definida pelo ideal do trabalho e pela esperança de uma vida melhor. "Aprendi a trabalhar com os antagonismos e construi uma relação de respeito com os nossos trabalhadores. A Sada cresceu com eles e eles cresceram com a Sada, por isso divido com eles esta homenagem", afirmou.

Alberto Medioli destacou que sua brasilidade foi construída fora do trabalho, nas suas ações em diversas instituições da sociedade, como a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e na formação aqui de sua família com o casamento com a psicóloga Cristina Medioli e o nascimento dos filhos Luiza e Luca. E também na apreciação da cultura mineira, "como o café com pão de queijo, no sabor da jabuticaba, da pitanga, no gosto pelo time do Cruzeiro, na inveja da nova camisa do Atlético. Aprendi a reconhecer que a vida continua a nos reservar surpresas, como esta homenagem".

Lembrando sua condição de descendente de italianos, o governador Antônio Anastasia enfatizou as diversas correntes migratórias que vieram para Minas, "todas com esforço, denodo, coragem e ousadia, características presentes em Alberto Medioli". De acordo com o governador, em duas décadas o empresário mostrou sua competência e dedicação ao desenvolvimento de Minas. "Por isso, nada mais justo que os poderes constituídos do Estado, o Legislativo e o Executivo, concedam-lhe a cidadania, porque cada vez mais ao saborear o pão de queijo ou a jabuticaba ele terá a sensação de ser mineiro".

Gratidão - O espírito de gratidão pelo trabalho do diretor-geral da Sada também foi destacado pelo presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho. Para ele, é com gratidão e justiça que se pode dizer que Alberto Medioli e desde já um mineiro. "Mineiro por merecimento e pela constatação de sua profunda identificação com esta terra e seus valores, aos quais vem dedicando seu entusiasmo, sua acurada visão do futuro e sua forte capacidade de trabalho".

Segundo o parlamentar, a outorga do título de cidadania honorária a Alberto Medioli "afirma a inegável contribuição do homenageado para a vida econômica, social e desportiva de Minas Gerais. Na origem deste reconhecimento, há a vontade do povo mineiro, que honra o trabalho e o empenho desse italiano de Parma, que deixou uma vida de sucesso em seu país para integrar a direção do grupo Sada", disse.

Grupo Sada - Atualmente com 1.600 funcionários, o grupo que começou em Sete Lagoas, como fornecedor da Fiat, atua hoje nos setores de forjaria, reflorestamento, geração de energia e componentes automotivos, além de patrocinar uma das mais fortes equipes do vôlei brasileiro. E é um dos expoentes ainda na área de comunicação social, com a editora Sempre, dona dos jornais O Tempo, Super Notícias, Jornal Pampulha, O Tempo Betim e O Tempo Contagem.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades da área empresarial, do secretário de Governo, Danilo de Castro e teve a apresentação dos cantores líricos Charles Lindembergue Silva Muzi e Indaiara Patrocínio.

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715