Negociação entre governo e professores motiva discursos em Plenário

O encontro intermediado nesta quarta-feira (12/5/10) pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre a secretária d...

12/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Negociação entre governo e professores motiva discursos em Plenário

O encontro intermediado nesta quarta-feira (12/5/10) pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e representantes sindicais dos professores foi tema de diversos pronunciamentos em Plenário na Reunião Ordinária do mesmo dia. A negociação entre o governo e os trabalhadores da educação aconteceu pela manhã, para resolver o impasse relativo à greve iniciada pela categoria no dia 8 de abril.

O tema foi comentado pelos oradores inscritos e também, ao final da reunião, pelos deputados Carlin Moura (PCdoB) e Célio Moreira (PSDB). Carlin elogiou a abertura de negociação e registrou o papel da bancada de oposição, que buscou o apoio do presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), para intermediar o encontro. Já Célio Moreira, além de elogiar a realização do encontro, também criticou e-mails e panfletos que relacionam deputados estaduais que teriam votado contra reivindicações dos professores. Ele explicou que as emendas que ampliavam o reajuste concedido aos servidores não podiam ser aprovadas, pois propostas que criam despesa necessitam da anuência do Poder Executivo, por determinação constitucional.

Na reunião intermediada pelo presidente Alberto Pinto Coelho (PP), encontraram-se a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; o subsecretário de Estado de Gestão, Frederico Melo; a coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, e as diretoras regionais do sindicato, Marilda de Abreu Araújo e Feliciana Saldanha.

A proposta do Executivo é de não promover demissões de grevistas e de emitir uma folha de pagamento suplementar, caso não seja possível cancelar o corte nos salários dos profissionais devido à greve. Por outro lado, espera-se o encerramento da greve e fixação de um calendário de reposição das aulas. Renata Vilhena também propôs que seja criado um grupo de trabalho para estudar a revisão na carreira dos profissionais da educação, incorporando as gratificações existentes ao vencimento básico.

Municípios - Outro assunto comentado por Carlin e Moreira foi o programa criado pelo Executivo estadual para repor as perdas de repasses financeiros que os municípios tiveram em 2009. Carlin ressaltou que essa reposição é um direito dos municípios, uma vez que o próprio Estado recebeu benefício semelhante da União. "Isso não é uma ajuda de um deputado X ou Y", afirmou. Já Célio Moreira elogiou o papel do Governo do Estado no processo e aconselhou os prefeitos a procurarem a Secretaria de Estado de Governo e os parlamentares para conhecerem a situação de seu município.

Deliberações - Durante a reunião, foi aprovado parecer de redação final do Projeto de Lei (PL) 4.388/10, do governador Aécio Neves (PSDB), que institui a prorrogação, por 60 dias, da licença-maternidade no âmbito da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Com isso, o projeto será enviado à sanção do governador.

Foram aprovados ainda três requerimentos de autoria da Comissão de Direitos Humanos e um do deputado Wander Borges (PSB). Esse último solicita informações ao prefeito de Nova Serrana sobre denúncias de que a empresa KTM Administração e Engenharia Ltda. estaria se aproveitando da maciça divulgação do programa Minha Casa, Minha Vida para ludibriar consumidores.

Os outros três requerimentos tratam de solicitação, ao presidente do Conselho Regional de Medicina, de apuração de denúncia recebida contra o médico Leonardo Dondi Guido; pedido de providências ao diretor-presidente do Hospital Belizário Miranda, no município de Lajinha, para formação de um conselho gestor, com a participação de membros da comunidade, a fim de administrar o hospital; e solicitação, à agência do Banco do Brasil em Ibirité, de cópias dos extratos da conta no Fundeb nesse município relativos à compra de veículos nos anos de 2007 a 2010.

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715