MG Transplantes vem à Assembleia para apresentar resultados

A requerimento do deputado Doutor Rinaldo Valério (PSL), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerai...

07/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

MG Transplantes vem à Assembleia para apresentar resultados

A requerimento do deputado Doutor Rinaldo Valério (PSL), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, na próxima quarta-feira (12/5/10), audiência pública para debater a atual situação dos transplantes de órgãos em Minas Gerais. De acordo com informações do gabinete, a reunião foi solicitada pelo MG Transplantes, órgão da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pelo trabalho no Estado. O objetivo é apresentar as conquistas já obtidas e os desafios que o setor ainda vive em Minas. O debate será às 9h30, no Plenarinho I.

O MG Transplantes foi criado em 1992 e monitora a lista única de transferência de órgãos e tecidos, recebe fichas de inscrição dos profissionais autorizados a transplantar, mantém busca constante de material transplantável nos hospitais, entre outras funções. Existem centrais de notificação, captação e doação de órgãos nas regiões Sul (Pouso Alegre), Leste (Governador Valadares), Nordeste (Montes Claros), Zona da Mata (Juiz de Fora), Oeste (Uberlândia) e Região Metropolitana (Belo Horizonte). O Complexo MG Transplantes tem dois bancos de olhos, um na capital e outro em Juiz de Fora.

Para a audiência pública foram convidadas as seguintes autoridades: o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins; o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares; o diretor do Complexo MG Transplantes, Charles Simão Filho; o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, José Carlos Vianna Collares Filho; o presidente do Sindicato dos Médicos, Cristiano Gonzaga de Matta Machado; e o médico do MG Transplantes, Célio Frois.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715