Comissão discute mortes de operários da construção civil

As condições de trabalho dos operários da construção civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte estão na pauta d...

06/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão discute mortes de operários da construção civil

As condições de trabalho dos operários da construção civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte estão na pauta de audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos vai realizar na segunda-feira (10/5/10), a requerimento de seu presidente, deputado Durval Ângelo (PT).

Segundo denúncias repassadas pelo sindicato da categoria ao gabinete do parlamentar, os operários estariam sendo submetidos pelas empresas do setor a jornadas excessivas de trabalho, sem treinamento e equipamentos de segurança adequados à atividade. A audiência será no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas, às 14 horas.

As acusações partiram do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A entidade informa que nos três primeiros meses de 2010 pelo menos dez operários teriam morrido em canteiros de obras na região, e diversos teriam sofrido mutilações. O sindicato também acusa as empreiteiras de explorar mão de obra barata trazida de regiões pobres do Estado. O número de fiscais do trabalho, de acordo com a entidade, seria insuficiente para evitar a ocorrência dos acidentes.

Convidados - A Comissão de Direitos Humanos convidou para a audiência pública o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Alysson Paixão de Oliveira Alves; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Elaine Noronha Nassif; o superintendente regional do INSS, Manoel Ricardo Palmeira Lessa; o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Luís Carlos Dias Martins; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Gilvan Almeida Sá; a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Elice Eliane Nobre Ribeiro; o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Gilson de Carvalho Queiroz Filho; os presidentes dos sindicatos da Indústria da Construção Civil, Luiz Fernando Pires, e da Indústria da Construção Pesada, Alberto José Salum; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em Belo Horizonte e Região Metropolitana, Osmir Venuto da Silva.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715