Monitoramento eletrônico de detentos está pronto para o Plenário

Já pode ser votado em 1º turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) 1.939/07, ...

05/05/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Monitoramento eletrônico de detentos está pronto para o Plenário

Já pode ser votado em 1º turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) 1.939/07, do deputado Leonardo Moreira (PSDB), que dispõe sobre a implantação de dispositivo que permita a localização de detentos beneficiados por indulto ou liberdade condicional. A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovou nesta quarta-feira (5/5/10) parecer do deputado Inácio Franco (PV), que opinou pela aprovação do projeto com o substitutivo nº 2, apresentado pela Comissão de Segurança Pública, e pela rejeição do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com o substitutivo nº 1, a CCJ tinha promovido alterações no projeto, suprimindo a especificação do tipo de tecnologia a ser utilizada para o monitoramento e a determinação do órgão que deveria ficar responsável pela implantação das medidas. O substitutivo nº 2, por sua vez, introduziu as modificações pretendidas na lei de execução penal em vigor, em vez de criar nova lei.

De acordo com o parecer de Inácio Franco, a aquisição e manutenção dos equipamentos para monitoramento eletrônico de condenados em liberdade provisória vai gerar despesas, mas por outro lado, o Estado não precisará arcar com outros gastos de manutenção do sentenciado.

O relator também alega que, feito um balanço geral, a medida contribuirá para redução de outros custos para o Estado, como os relacionados à vigilância por equipes policiais, em caso de condenado a prisão domiciliar, e a escoltas para acompanhamento de prisioneiros ao fórum e a tratamento médico-odontológicos externos. Ainda de acordo com o parecer, a adoção do monitoramento eletrônico permitirá também a liberação de vagas no sistema penitenciário. Na avaliação do relator, existe previsão orçamentária para atender a implementação da proposta.

Na reunião, foram aprovados pareceres favoráveis a outras duas proposições que tramitam em 1º turno, entre elas o PL 4.136/10, do governador, que autoriza o Executivo a alienar o imóvel de propriedade do Estado, constituído por um terreno rural com área de 2,4 mil m² e respectiva benfeitoria, situado no local denominado Vargem Alegre, em Jequeri (Região Central do Estado). A alienação, segundo o projeto original, será precedida de avaliação, a cargo de comissão designada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, e de licitação. O relator do projeto foi o deputado Antônio Júlio (PMDB), que opinou pela aprovação da matéria com o substitutivo nº 1, da CCJ, que teve como objetivo adequar o texto à técnica legislativa.

Aprovado parecer de projeto que altera lei sobre doação de imóvel

Outra proposição que teve parecer favorável aprovado foi o PL 4.194/10, do deputado Tiago Ulisses (PV), alterando a Lei 18.490, de 2009, que concede prazo ao donatário do imóvel de que trata a Lei 14.065, de 2001.

A Lei 14.065 autorizou o Executivo a doar ao município de Santo Antônio do Monte terreno para a construção de quadras esportivas, creches, salão comunitário e área de lazer para a comunidade, bem como para a edificação, para doação ao Estado, de prédio para instalação de unidade da Secretaria de Estado de Fazenda. A norma previa a reversão do imóvel ao patrimônio do Estado se, depois de três anos da lavratura da escritura pública de doação, não fosse cumprida a destinação prevista. Em 2009, foi editada a Lei 18.490, concedendo mais três anos para concluir as obras, além de autorizar o donatário a doar área de 1 mil m2 ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a instalação de agência naquela cidade.

A Lei 18.490 prevê a reversão do imóvel ao patrimônio do Estado caso não haja, dentro do prazo estipulado, a destinação determinada, o que incluiria a área destinada ao INSS, pois esta permaneceu vinculada ao imóvel doado. Em decorrência disso, a Advocacia-Geral da União opinou no sentido contrário à construção de obra no imóvel até a devida regularização, com sua liberação do encargo destinado à prefeitura.

Para que a área destinada ao INSS seja totalmente desvinculada do imóvel do qual foi desmembrada, o autor do PL 4.194/10 propõe como solução um novo texto para o artigo 2º da Lei 18.490. Com a nova redação, a área doada ao INSS será liberada da reversão prevista, possibilitando a implantação de agência do instituto em Santo Antônio do Monte, em benefício da região.

Prazo - O deputado Lafayette de Andrada (PSDB), relator do PL 4.159/10, pediu prazo regimental para concluir a elaboração de seu parecer. A proposição é de autoria do deputado Carlos Gomes (PT) e tramita em 1º turno. O objetivo é acrescentar dispositivo à Lei 15.424, de 2004, que dispõe sobre a fixação, contagem, cobrança e pagamento de emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, o recolhimento da taxa da fiscalização judiciária e a compensação dos atos sujeitos à gratuidade estabelecida em lei federal.

Deputado quer discutir decreto sobre parcelamento tributário

Ao final da reunião, o deputado Antônio Júlio apresentou requerimento para realização de audiência pública para debater o Decreto 45.358, publicado nesta quarta-feira (5). O decreto institui o Programa de Parcelamento Especial de Crédito Tributário relativo ao ICMS - PPE II, para o pagamento de crédito tributário relativo a ICMS vencido até 31 de dezembro de 2009.

Na avaliação de Antônio Júlio, o decreto é, na verdade, "uma anistia camuflada de programa de parcelamento". O parlamentar critica o fato de o assunto ter sido regulado por meio de um decreto e, na sua opinião, a proposta deveria ter tramitado na Assembleia e ser objeto de projeto de lei. O deputado disse que o objetivo da audiência pública é para que a Secretaria de Estado de Fazenda forneça esclarecimentos sobre o decreto.

O presidente da comissão, deputado Zé Maia (PSDB), designou o deputado Agostinho Patrus Filho (PV) como relator do requerimento, que deve ser votado na próxima reunião.

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), Agostinho Patrus Filho (PV), Antônio Júlio (PMDB), Lafayette de Andrada (PSDB), Ivair Nogueira (PMDB) e Sargento Rodrigues (PDT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715