Participantes do Expresso Cidadania prometem fiscalizar eleitos

Mais de 100 estudantes da instituição Cidade dos Meninos São Vicente de Paula, de Ribeirão das Neves, e da Associação...

29/04/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Participantes do Expresso Cidadania prometem fiscalizar eleitos

Mais de 100 estudantes da instituição Cidade dos Meninos São Vicente de Paula, de Ribeirão das Neves, e da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), participaram do projeto Expresso Cidadania na tarde desta quinta-feira (29/4/10). O projeto, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tem como objetivo estimular os jovens com 16 e 17 anos a votarem. A edição 2010 do Expresso termina nesta sexta-feira (30), com a presença de alunos de dez escolas municipais.

O mestre de cerimônias do Expresso, o ator Marcos Frota, deu início às palestras, que, desta vez, foram ministradas no Teatro da Assembleia. Ele lembrou que o projeto tem como tema central a política, mas não privilegia nenhum partido ou candidato. O ator ressaltou a importância do voto e sugeriu a outros Estados que sigam o exemplo de Minas Gerais. "Com o voto expressamos nossa opinião. Nós decidimos o destino do País", disse Frota aos alunos.

O diretor-executivo da Escola do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), José do Carmo Veiga de Oliveira, também falou aos alunos. Ele salientou que o título de eleitor é um documento que representa o exercício da cidadania. O diretor aconselhou os estudantes a levantarem informações sobre os candidatos. "Votamos livremente, sem nenhum tipo de temor ou submissão. Temos que valorizar esse direito".

Em seguida, o professor da Escola do Legislativo da ALMG, Léo Noronha, destacou a importância do voto. "Tudo que envolve a coletividade é questão política", disse. O professor enfatizou ainda que não adianta somente votar. "É preciso fiscalizar a atuação dos eleitos para que não exista corrupção. Político faz o que o povo quer e manda. Nós somos as autoridades", frisou.

Após as palestras uma apresentação teatral animou os estudantes presentes. A peça salienta a importância do voto como um instrumento da democracia. Os alunos seguiram então para o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira onde participaram de oficinas e fizeram o alistamento eleitoral.

Novos eleitores - Cerca de 65 títulos foram emitidos durante as atividades do Expresso Cidadania desta tarde. O estudante Álvaro Luiz Barbosa da Silva disse que preferiu emitir o título antes dos 18 anos porque quer dar sua opinião. Já Karine Santos afirmou que vai ficar atenta ao escolher os candidatos.

As escolas municipais que participam, pela manhã e à tarde, do projeto nesta sexta são: Maria Assunção de Marco; Governador Carlos Lacerda, Geraldo Teixeira da Costa, Aurélio Pires, União Comunitária, Agenor Alves de Carvalho, Tancredo Neves, Gracy Vianna Lage, Florestan Fernandes e Mestre Ataíde.

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715