Mais de 12 mil alunos já participaram do Expresso Cidadania 2010

O Expresso Cidadania 2010, projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Tribunal R...

29/04/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Mais de 12 mil alunos já participaram do Expresso Cidadania 2010

O Expresso Cidadania 2010, projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e com a Secretaria de Estado de Saúde, já contou com a participação 12.486 estudantes até a manhã desta quinta-feira (29/4/10). O projeto tem como objetivo incentivar o voto consciente dos jovens com 16 e 17 anos. A caravana teve início em Barbacena e passou por Varginha, Campo Belo, Patrocínio, Ituiutaba, Unaí, Pirapora, Janaúba, Muriaé, Caratinga, Almenara, Araçuaí e Betim, antes de desembarcar na Capital, na última sexta-feira (23). Durante as 77 sessões do projeto já realizadas, 3.773 estudantes de 16 e 17 anos fizeram o título de eleitor.

No evento realizado na manhã desta quinta (29), participaram 106 alunos da Escola Estadual Tito Fulgêncio, da Assprom e da Cidade dos Meninos São Vicente de Paula, de Ribeirão das Neves. Foram emitidos 67 títulos eleitorais. Em Belo Horizonte, ainda há atividades previstas para a tarde desta quinta-feira (29) e para sexta-feira (30).

Projeto tem palestras, esquete teatral e oficinas

Cada sessão do projeto começa com palestras do apresentador do Expresso Cidadania, o ator Marcos Frota, do professor da Escola do Legislativo da ALMG Léo Noronha e de um representante do TRE-MG. Eles procuram incentivar os estudantes a refletir sobre a necessidade de participar da vida política de sua comunidade, da cidade, do Estado e do País. Em seguida, os estudantes assistem a um esquete teatral sobre a importância da democracia.

Na segunda parte do evento, eles participam de oficinas de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, além de atuar no painel Caleidoscópio, no qual se envolvem num debate sobre duas propostas relacionadas ao meio ambiente e escolhem, por meio do voto na urna eletrônica, aquela que consideram melhor. É uma forma de provocar a reflexão acerca dos problemas ambientais e colocar os novos eleitores em contato com a urna de votação.

O alistamento eleitoral de jovens é uma das principais atividades do projeto. Em cada cidade, o TRE-MG monta estandes nos quais os estudantes de 16 e 17 anos podem tirar o título. Nessa faixa etária, o voto é facultativo, mas o Expresso busca estimulá-los a participar da vida política desde cedo. Quem tem 15 anos também pode se alistar, desde que complete 16 até 3 de outubro, data do primeiro turno das eleições de 2010.

Os adolescentes tiveram o direito de votar pela primeira vez em 1989. Naquele ano, foram registrados 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País, sendo 420.060 em Minas. Desde então, os números oscilam sem atingir os índices de participação registrados em 1989. Em dezembro de 2009, de acordo com dados do TSE, estavam cadastrados em Minas Gerais 160.864 eleitores com 16 ou 17 anos, 21% a menos que em janeiro de 2008. Atualmente, essa faixa etária representa 1,14% do total do eleitorado mineiro.

Projeto premiado - Esta é a segunda edição do projeto, realizado pela primeira vez em 2008, quando conquistou a etapa nacional do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), na categoria "Eventos Especiais".

A Secretaria de Estado da Educação também é parceira da ALMG no Expresso Cidadania. A iniciativa tem, ainda, o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Ministério Público Estadual, Fiemg, Prefeitura de Belo Horizonte, MTV Minas e entidades do movimento estudantil.

Educação ambiental é escolha dos estudantes do interior mineiro

Para os estudantes do interior de Minas Gerais que participaram do Expresso Cidadania, as principais medidas a serem adotadas pelos governos para solucionar os problemas ambientais são recuperar áreas degradadas, implantar aterros sanitários e incentivar a educação ambiental nas escolas públicas. Esse é o balanço parcial das votações do painel Caleidoscópio, que integra as atividades do Expresso.

O conjunto de ações ambientais acima está detalhado no programa de governo denominado Plano Beta, o mais votado pelos estudantes nas cidades do interior pelas quais a caravana do Expresso passou. Dos 2.235 votantes, 1.166 escolheram o Plano Beta; 833, o Plano Alfa; 103 estudantes anularam o voto e houve 122 votos brancos. O levantamento não inclui Betim e Belo Horizonte, cujos números ainda serão computados.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715