Comissão destaca projeto pedagógico inovador de escola de Igarapé

Os projetos inovadores da Escola Estadual Professora Maria de Magalhães Pinto, de Igarapé, foram apresentados à Comis...

28/04/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão destaca projeto pedagógico inovador de escola de Igarapé

Os projetos inovadores da Escola Estadual Professora Maria de Magalhães Pinto, de Igarapé, foram apresentados à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (28/4/10).

O autor do requerimento para a audiência pública, deputado Carlin Moura (PCdoB), lembrou que as boas iniciativas encontram pouco espaço na mídia, atualmente. "A Escola Maria Magalhães, além ser patrimônio cultural e artístico do município, tem também um patrimônio ainda maior que é o trabalho desenvolvido com os alunos", afirmou. Vários alunos e funcionários da escola acompanharam a reunião no Auditório da ALMG.

A escola foi inaugurada em 1936 e funciona em um imóvel de inspiração neoclássica, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) em 2003.

Em 2008, foi lançada a primeira edição da Revista do Magalhães, com tiragem de 3 mil exemplares. Segundo o diretor da escola e coordenador da publicação, Antônio Lelis da Almeida, o professor de História Perme Caetano Ribeiro Júnior teve a ideia de fazer um jornal com tiragem pequena para mostrar as atividades dos alunos e funcionários da escola. Ao começarem a pesquisar os temas que seriam tratados, perceberam o enorme volume de material e decidiram produzir a revista.

O diretor garante que a escola sempre foi de vanguarda. Em 2004, foi a primeira a realizar um debate com os dois candidatos a Prefeitura de Igarapé. A iniciativa se repetiu em 2008. Outros projetos pedagógicos desenvolvidos lá são a Semana Solidária, que visa a conscientizar os alunos sobre a realidade do mundo, com visitas a hospitais, presídios, asilos e recolhimento de donativos; as excursões ecológicas e culturais; e o estímulo à participação nas competições esportivas estudantis. "Educar é incluir, transformar, fazer uma sociedade melhor", acredita o diretor.

Revista do Magalhães agora tem suplemento literário

Para a segunda edição da revista, o diretor contou que a escola promoveu um chá colonial para motivar a comunidade, sobretudo os ex-alunos e ex-funcionários, a produzir textos literários sobre a escola. Foram tantas contribuições, que o material acabou virando um suplemento literário. Antônio Lelis de Almeida também exibiu um vídeo sobre a escola e os projetos desenvolvidos com os alunos e a comunidade.

A deputada Gláucia Brandão (PPS), que presidiu a reunião, se disse emocionada com o projeto pedagógico da escola. "É informação que se transforma em conhecimento, conhecimento que vira experiência e experiência que se torna ação para transformar a realidade", elogiou.

A deputada disse que o trabalho desenvolvido em Igarapé é uma demonstração de que a escola pública pode oferecer um atendimento de qualidade. "Precisamos de referências em educação, que é a mola-mestra do desenvolvimento social e econômico", afirmou. Ela sugeriu a criação de um prêmio para homenagear projetos inovadores desenvolvidos pelas escolas estaduais.

Para os professores de História, Perme Caetano Ribeiro Júnior e de Filosofia, Júnior dos Reis, apesar das dificuldades encontradas pela educação, a escola optou por investir em projetos de transformação. "Acreditamos na possibilidade de fazer um mundo melhor pela educação", afirmou o professor Júnior. O aluno da escola, Saulo Henriques Souto e Silva, também acredita que a escola é especial e disse que sempre teve o sonho de estudar lá.

No fim da reunião, o deputado Carlin Moura disse que apresentará requerimento de Reunião Especial do Plenário para homenagear a escola pelos 75 anos, em 2011. Ele disse que também vai reivindicar a co-parceria da Secretaria de Estado de Educação no financiamento da Revista do Magalhães e a construção de uma quadra coberta na instituição. Ele ainda falou da luta pela implantação do piso estadual para os servidores da Educação.

Presenças - Deputada Gláucia Brandão (PPS); e Carlin Moura (PCdoB). Além dos convidados citados na matéria, participou da reunião o vice-prefeito de Igarapé, Carlos Alberto da Silva.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715