Expresso Cidadania recebe estudantes com deficiência auditiva

As atividades do Expresso Cidadania na manhã desta segunda-feira (26/4/10), em Belo Horizonte, foram um exemplo de in...

26/04/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Expresso Cidadania recebe estudantes com deficiência auditiva

As atividades do Expresso Cidadania na manhã desta segunda-feira (26/4/10), em Belo Horizonte, foram um exemplo de inclusão. Mais de 200 alunos da Escola Estadual Maurício Murgel, entre os quais um grupo de estudantes com deficiência auditiva, assistiram às palestras e participaram das oficinas do projeto, realizadas no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Os alunos surdos-mudos também não tiveram dificuldade em acompanhar o esquete teatral, que tem como tema a importância da participação política. Os intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) Jamille Veridiana e Wildmark Ferreira, que trabalham na escola, traduziram a mensagem passada pela apresentação teatral em gestos e expressões, que eram facilmente apreendidos pelos alunos.

Esse foi o segundo dia de atividades do Expresso Cidadania na Capital. Durante esta semana haverá sessões todos os dias, até a próxima sexta-feira (30). Antes de chegar a Belo Horizonte, a caravana do Expresso passou por 13 cidades no interior do Estado. O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e com a Secretaria de Estado de Educação.

Palestras estimulam os jovens a expressarem suas vontades

"O voto é a manifestação de sua pessoa, do que você pensa. É a expressão da sua vontade", afirmou o chefe do cartório da 26ª Zonal Eleitoral de Belo Horizonte, Vinícius Vasconcelos. Ele explicou também que o voto do jovem tem o mesmo valor do voto de um artista ou empresário. Também recomendou aos estudantes que procurem um candidato que defenda os interesses dos jovens e que tenham propostas para a educação superior e que apresentem políticas inclusivas.

Léo Noronha, professor da Escola do Legislativo, disse que os jovens têm suas opiniões e desejos, e querem ser ouvidos. Para o professor, o voto é uma oportunidade para expressar essas opiniões, mas a participação política não pode parar por aí. "Exerçam a cidadania em todos os ambientes de sua vida, a começar pela escola", disse.

Um exemplo de cidadania é de Maria Augusta Vilane, mãe do estudante Moisés Augusto, de 14 anos, que tem deficiência auditiva. Ela não só acompanha a vida escolar de seu filho, como é voluntária na Escola Estadual Maurício Murgel, onde ele estuda, e em outras escolas. Ela avalia que muitos jovens não sabem o que é o voto, e considera importante que eles aprendam o que isso significa. "Hoje o meu filho está aprendendo o que é votar", declarou.

Novos eleitores - O estudante Mayke de Jesus Oliveira, de 17 anos, é agora eleitor, junto com outros 73 alunos da Escola Estadual Maurício Murgel. Com o auxílio da intérprete de Libras Jamille Veridiana, ele passou os dados necessários para a emissão do documento e saiu com o título em mãos. Mayke afirmou que vai escolher os melhores candidatos.

A estudante Analupe Cristina, 17 anos, também garantiu o direito de votar nas próximas eleições, em outubro. Analupe, que também tem deficiência auditiva, faz questão de participar. Para ela, é possível influenciar o País por meio do voto.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715