PEC sobre assinatura digital está pronta para o Plenário

Está pronta para ir a Plenário, em 1º turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 44/08, que possibilita o uso d...

22/04/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

PEC sobre assinatura digital está pronta para o Plenário

Está pronta para ir a Plenário, em 1º turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 44/08, que possibilita o uso de assinatura digital de eleitores em projetos de lei de iniciativa popular apresentados à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Parecer favorável à matéria foi aprovado nesta quinta-feira (22/4/10) pela Comissão Especial que analisa a PEC. O relator, deputado João Leite (PSDB), opinou pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 44/08 com o acréscimo da emenda nº 1, do deputado André Quintão (PT).

A PEC 44/08, de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB) e outros, acrescenta parágrafo ao artigo 67 da Constituição Estadual. Esse dispositivo trata dos projetos de lei de iniciativa popular, que podem ser apresentados à ALMG desde que subscritos por, no mínimo, 10 mil eleitores de Minas Gerais, em lista organizada por entidade associativa.

Em sua justificativa, Célio Moreira lembra que na época da promulgação da Constituição Mineira (1989) não existia a tecnologia de assinatura digital. De lá para cá, no entanto, acrescenta o deputado, ela se disseminou, sendo prevista até mesmo no direito processual, pela Lei Federal 11.280, de 2006, se atendidos os requisitos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), instituída em 2001 por medida provisória.

Em seu parecer, João Leite concorda com os argumentos do autor da PEC 44/08 e diz que a possibilidade de assinatura digital funcionará como facilitadora dos mecanismos de participação popular, além de adequar a Constituição Mineira à realidade atual.

Emenda - O relator da PEC 44/08 também acolheu a emenda nº 1, que acrescenta à Constituição Estadual o artigo 67-A, a fim de permitir a entidades da sociedade civil a apresentação de proposta de ação legislativa (PLE) à Assembleia, sem a necessidade das assinaturas de 10 mil eleitores. O mecanismo já é previsto no Regimento Interno da ALMG e adotado pela Comissão de Participação Popular, onde as PLEs são apresentadas. A emenda de André Quintão, se aprovada, tornará essa prática constitucional.

Na discussão da matéria, os deputados Carlin Moura (PCdoB) e Eros Biondini (PTB) destacaram a importância da PEC 44/08 como instrumento para aproximar o cidadão mineiro do Poder Legislativo.

Presenças - Deputados André Quintão (PT), presidente da comissão; João Leite (PSDB), Carlin Moura (PCdoB) e Eros Biondini (PTB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715