Construtora deixa obras inacabadas em escolas estaduais

Pelo menos 12 escolas estaduais de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sofrem com o proble...

20/04/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Construtora deixa obras inacabadas em escolas estaduais

Pelo menos 12 escolas estaduais de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sofrem com o problema de reformas inacabadas. De acordo com a deputada Gláucia Brandão (PPS), no Estado o percentual de estabelecimentos de ensino que passam por essa situação chega a 30%. Deputados das Comissões de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitaram, nesta terça-feira (20/4/10), uma dessas escolas para ver de perto o problema e começar a discutir soluções.

Atendendo a requerimento do deputado Gustavo Valadares (DEM), os parlamentares foram à Escola Estadual Manoel Martins de Melo, em Ribeirão das Neves, para conferir de perto o drama vivido pela comunidade acadêmica. A empresa responsável pelas obras naquela e em outras 11 escolas estaduais da cidade, Lar Minas Engenharia Ltda., simplesmente abandonou os trabalhos em andamento e desapareceu. Gláucia Brandão disse que recebeu a informação de que o dono da construtora fechou a empresa e fugiu para a Argentina. Essa companhia está registrada no município de Tocantins, na Zona da Mata.

De acordo com informações da diretora, Alessandra Cristina de Morais Palmeiras, e da diretora de acompanhamento da rede física da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Ádila Adriana Silva, a Lar Minas construiu a quadra esportiva e o refeitório, reformou parte do telhado (que já está cedendo), fez o piso e realizou a pintura do prédio. Porém, deixou pendentes a construção de um muro de arrimo, a conclusão do telhado e a reforma da rede elétrica. Segundo Ádila, do orçamento de R$ 500 mil, foram pagos R$ 460 mil, o que corresponde ao trabalho feito até agora.

Já na segunda quinzena de maio será realizada uma audiência pública para que o Governo do Estado apresente um levantamento do número de escolas estaduais em Minas que sofrem com o mesmo problema e a situação de cada uma. A partir dessas informações, serão debatidas as soluções possíveis para cada caso.

Segundo Gustavo Valadares, será também objetivo da reunião discutir como evitar a participação de empresas não-idôneas nos processos de concorrência para a reforma dos prédios escolares. Ele defendeu também a adoção de medidas judiciais contra donos de empresas que não cumprem seus contratos com o Estado. Carlos Gomes (PT) lamentou a não-conclusão das obras, lembrando que os maiores prejudicados são os alunos.

A Escola Estadual Manoel Martins de Melo tem 1.590 estudantes nos ensinos fundamental e médio. Atualmente o turno da noite está sem aulas devido a uma greve de professores.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM), Carlos Gomes (PT) e deputada Gláucia Brandão (PPS).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715