Conferência do Esporte será realizada entre 5 e 7 de maio

"A força do esporte transforma a realidade". Com este lema, o Estado se mobiliza para a 3ª Conferência do Esporte Min...

27/04/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Conferência do Esporte será realizada entre 5 e 7 de maio

"A força do esporte transforma a realidade". Com este lema, o Estado se mobiliza para a 3ª Conferência do Esporte Mineiro, marcada para os dias 5 a 7/5/10, no Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 - Centro), em Belo Horizonte. Um dos objetivos do evento é subsidiar a elaboração do Plano Mineiro do Esporte e do Plano Nacional do Esporte e do Lazer, estabelecendo diretrizes, compromissos, indicadores e metas para desenvolver o setor. A expectativa é da participação de 1,2 mil delegados nos três dias de atividades, promovidas pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e várias entidades parceiras.

Sociedade civil organizada, poder público, setor produtivo, clubes, ligas esportivas, profissionais, atletas e estudiosos, entre outros, estão engajados nesse processo. Toda a movimentação é preparatória do evento nacional a ser promovido em Brasília entre 3 e 6 de junho. A programação da conferência estadual engloba palestras, debates e atividades em grupos de trabalho. Nesses grupos, delegados já eleitos pelos municípios vão discutir e votar propostas visando à elaboração dos planos mineiro e nacional, além de escolherem 90 delegados ao evento de Brasília. Na plenária final, será aprovado o documento conclusivo da conferência.

São 10 as linhas estratégicas da 3ª Conferência do Esporte Mineiro, que serão discutidas em cinco grupos de trabalho: Grupo 1 (Sistema Nacional de Esporte e Lazer e Ciência, Tecnologia e Inovação); Grupo 2 (Formação e Valorização Profissional e Infraestrutura Esportiva); Grupo 3 (Esporte, Lazer e Educação e Esporte, Saúde e Qualidade de Vida); Grupo 4 (Esporte de Alto Rendimento e Futebol); Grupo 5 (Financiamento do Esporte e Esporte e Economia).

Feira - Simultaneamente à conferência, será realizada a 1ª Feira do Empreendedorismo Esportivo, com a participação de 30 estandes, envolvendo representantes do poder público, do setor produtivo e de entidades, que vão expor produtos e serviços ligados ao esporte. Também serão oferecidas, na manhã do dia 5, palestras e workshops abordando temas como gestão pública e de projetos, planejamento estratégico, liderança e motivação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.esportes.mg.gov.br, onde é possível obter também mais dados sobre a conferência. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail conferencia@esportes.mg.gov.br.

Evento estadual foi precedido de etapas municipais

A conferência estadual foi precedida de etapas municipais ou regionais (organizadas por grupos de municípios). Nesses eventos, os participantes analisaram os temas propostos para as conferências estadual e nacional e apresentaram propostas, além de elegerem os delegados que estarão no Minascentro, em maio. Os municípios realizaram seus eventos até 10 de abril, e o dia 15 foi a data-limite para o envio dos relatórios conclusivos dessas etapas à comissão organizadora estadual e à Seej. Foram promovidas 96 etapas, com a participação de 290 cidades.

A conferência é um importante mecanismo de participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. Com realização periódica e etapas descentralizadas (municipal, estadual e nacional), uma conferência cumpre o papel de garantir um espaço dinâmico de reflexão e discussão, assegurando-se à população um controle social mais efetivo sobre as políticas públicas. O evento sobre o esporte dá ainda visibilidade ao setor, disseminando a visão do esporte como direito da população e como oportunidade para promover o desenvolvimento da saúde, educação, turismo e segurança, gerando melhor qualidade de vida.

Parceiros - A comissão organizadora da conferência é formada por representantes das secretarias de Estado de Esportes e da Juventude, de Educação, de Saúde, de Turismo e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da ALMG, da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos, dos Clubes Sociais e das Federações de Esporte de Minas Gerais, do Conselho Regional de Educação Física, de entidades de defesa dos portadores de deficiência, do Instituto Mineiro de Justiça Desportiva, de entidades de defesa dos idosos e da Associação de Garantia do Atleta Profissional do Estado de Minas Gerais (Agap/MG).

Programação

5/5/10

* 9 às 14 horas: credenciamento e recepção de autoridades

* 14 horas: abertura

* 15 horas: contextualização da 3ª Conferência do Esporte Mineiro

* 16 horas: palestras seguidas de debates, a partir das 17h30

* 18h30: aprovação do Regimento

6/5/10

* 8h30 às 12h30: atividades dos grupos de trabalho, que continuam à tarde, a partir das 14 horas:

- Grupo 1: Sistema Nacional de Esporte e Lazer (linha estratégica 1) e Ciência, Tecnologia e Inovação (linha estratégica 5) - palestra: Leila Mirtes, do Ministério dos Esportes

- Grupo 2: Formação e Valorização Profissional (linha estratégica 2) - palestra: Cristiano Lopes, do Senac; e Infraestrutura esportiva (linha estratégica 9) - palestra: Gustavo Rocha, da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas

- Grupo 3: Esporte, Lazer e Educação (linha estratégica 3) e Esporte, Saúde e Qualidade de Vida (linha estratégica 4) - palestra: Guilherme Trivelatto (B. Well)

- Grupo 4: Esporte de Alto Rendimento (linha estratégica 6) - palestra: professor Emerson Silami, da UFMG; e Futebol (linha estratégica 7) - palestra: João Gomide, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

- Grupo 5: Financiamento do Esporte (linha estratégica 8) - palestra: Luiza Machado, do Minas Tênis Clube, e Álvaro Cotta, da ACE Marketing Esportivo; e Esporte e Economia (linha estratégica 10) - palestra: Alexandre Massura, da Seej

7/5/10

* 8h30: plenária final - com a apresentação das propostas dos grupos de trabalho pelos relatores e discussão e votação das propostas

* 13 horas: eleição dos delegados

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715