Especialistas discutem doença de Parkinson no programa Panorama

A doença de Parkinson já atinge hoje 40% dos brasileiros com 85 anos e, com o envelhecimento da população, os especia...

15/04/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Especialistas discutem doença de Parkinson no programa Panorama

A doença de Parkinson já atinge hoje 40% dos brasileiros com 85 anos e, com o envelhecimento da população, os especialistas se perguntam se o sistema público de saúde terá condições de atender a todos os doentes em um futuro próximo. Para discutir o assunto, o programa Panorama desta quinta-feira (15/4/10) recebe o neurologista Mauro Cuningham, do Hospital das Clínicas da UFMG, e a fisioterapeuta Fátima Rodrigues de Paula, do departamento de Fisioterapia da mesma universidade.

No programa da TV Assembleia, o neurologista afirma que, embora os tremores nos corpo sejam os sintomas mais visíveis da doença, é a lentidão dos movimentos que mais compromete o dia a dia dos doentes de Parkinson. "Escrever um bilhete ou abotoar uma camisa se tornam atividades muito difíceis de serem executadas", diz o médico. Segundo ele, embora a doença possa atingir pessoas em qualquer idade, os idosos são os que mais sofrem. "A partir dos 65 anos, o crescimento do número de doentes é exponencial", afirma Mauro.

O Parkinson não tem cura e não se sabe quais as causas da doença. O tratamento é feito à base de medicamentos e atividades muitidisciplinares. A fisioterapeuta Fátima Rodrigues falou sobre a importância das atividades físicas e do convívio social para os doentes de Parkinson. Segundo ela, as restrições físicas aliadas à questão emocional geram depressão e isolamento, o que agrava ainda mais o quadro dos pacientes. "Muitas vezes essa depressão causa mais sofrimento que a própria doença", constata ela.

O Panorama vai ao ar nesta quinta, às 19 horas, com reprises à 1 hora da manhã da sexta-feira (16) e no domingo (18), às 14h30 e 22 horas.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715