Relatórios de conferências do esporte devem ser enviados até o dia 15

Até quinta-feira (15), os organizadores das conferências municipais de esporte deverão encaminhar os relatórios à com...

12/04/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Relatórios de conferências do esporte devem ser enviados até o dia 15

Até quinta-feira (15), os organizadores das conferências municipais de esporte deverão encaminhar os relatórios à comissão organizadora estadual, para que sejam preparados os dados que irão integrar os debates da 3ª Conferência do Esporte Mineiro, que será realizada de 5 a 7 de maio, no Minascenstro. Mais uma reunião preparatória da comissão organizadora foi realizada nesta segunda-feira (12/4/10), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os relatórios devem ser encaminhados por e-mail para: conferencia@esportes.mg.gov.br e também via correio, para a Secretaria (Rua Santa Catarina, 1.354, Lourdes, Belo Horizonte, CEP 30.170-081).

Com o tema "A força do esporte transforma a realidade", a conferência tem, entre outros objetivos, subsidiar a elaboração do Plano Mineiro do Esporte e o Plano Nacional do Esporte e do Lazer. O evento estabelecerá diretrizes, compromissos, indicadores e metas para o desenvolvimento do esporte e do lazer no País e no Estado, articulando governo, iniciativa privada e sociedade organizada, entre outros segmentos. Na etapa estadual, além da votação de propostas, serão eleitos 90 delegados que representarão Minas na Conferência Nacional, em Brasília que será realizada entre 3 e 6 de junho.

Segundo o coordenador da comissão executiva da conferência estadual, Daniel Westin, a expectativa é chegar ao evento estadual com 1.200 delegados, já que além dos escolhidos nas etapas municipais ou regionais, há delegados natos, indicados por entidades diversas, como secretarias, Assembleia e Conselho Estadual de Esporte. No período destinado aos encontros municipais, foram feitas 96 etapas, envolvendo 290 municípios. Os relatórios dessas etapas devem conter o nome dos delegados eleitos, o número de participantes e as propostas aprovadas. Cada município ou regional pode aprovar até 150 propostas.

Linhas da Conferência - São 10 as linhas estratégicas da 3ª Conferência do Esporte Mineiro: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia. Elas serão discutidas em grupos de trabalho, que vão analisar propostas das etapas municipal e regional e outras que vierem a ser apresentadas, consolidando um texto que será discutido e aprovado na plenária final.

Cinco grupos discutirão as linhas estratégicas: Grupo 1 (Sistema Nacional de Esporte e Lazer e Ciência, Tecnologia e Inovação); Grupo 2 (Formação e Valorização Profissional e Infraestrutura Esportiva); Grupo 3 (Esporte, Lazer e Educação e Esporte, Saúde e Qualidade de Vida); Grupo 4 (Esporte de Alto Rendimento e Futebol); Grupo 5 (Financiamento do Esporte e Esporte e Economia).

Parceiros - A comissão organizadora da conferência é formada por representantes das secretarias de Estado de Esportes e da Juventude, de Educação, de Saúde, de Turismo e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da ALMG; dos clubes sociais e das federações de esporte de Minas Gerais; do Conselho Regional de Educação Física; de entidades de defesa dos portadores de deficiência; do Instituto Mineiro de Justiça Desportiva; de entidades de defesa dos idosos; e da Associação de Garantia do Atleta Profissional do Estado de Minas Gerais.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715