TV Assembleia terá mais qualidade de sinal em canal aberto e a cabo

O sinal da TV Assembleia (TVA), tanto para os canais abertos quanto para o sistema a cabo, chegará aos cidadãos minei...

08/04/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

TV Assembleia terá mais qualidade de sinal em canal aberto e a cabo

O sinal da TV Assembleia (TVA), tanto para os canais abertos quanto para o sistema a cabo, chegará aos cidadãos mineiros com mais potência e qualidade. A melhoria começa a ser obtida por meio da publicação da consulta pública da emissora à Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), que propõe alterações das características do canal gerador, cuja outorga foi concedida pelo Governo Federal à Assembleia Legislativa Minas Gerais. A publicação da consulta é uma formalidade da Anatel, e representa o primeiro passo para que a TVA possa implantar equipamentos mais avançados com potência de até 10 kW, que vão proporcionar melhorias na qualidade do sinal na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A proposta de alteração foi encaminhada à Anatel após uma reunião entre o presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), e o ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa, ocorrida no final de 2009 no Ministério das Comunicações, em Brasília. O processo de ratificação da concessão do canal gerador, a ser utilizado pela TVA em Belo Horizonte, está em tramitação no Congresso Nacional, onde já foi aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, no dia 18 de março. Agora, ele segue para as Comissões de Justiça da Câmara e do Senado, onde terá sua tramitação encerrada. No momento seguinte, o processo segue para o Ministério das Comunicações, para a assinatura do contrato de concessão, que permitirá à TV Assembleia transmitir sua programação em sinal aberto em Belo Horizonte. A concessão do canal também dá ao Legislativo estadual o direito de instalar canais retransmissores em qualquer local do Estado.

Sinal a cabo também melhora

Após rodada de negociações, foi realizada licitação, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, para a contratação de uma rede de fibra ótica que vai levar o sinal da TV Assembleia do Palácio da Inconfidência até as redes das operadoras Net e Oi TV. Desde que foi criada, a TVA era obrigada a emitir o seu sinal para as operadoras a cabo por meio de uma rede analógica, o que causava perda de qualidade de sinal. Esta limitação se dava em função do acordo para transmissão da programação da TV Câmara, que impedia a emissora do Parlamento mineiro de usar seu link de satélite para entregar sua programação diretamente às operadoras.

Com o investimento que está sendo feito pela Câmara Municipal, o problema termina e a qualidade do sinal da rede a cabo vai melhorar, alcançando praticamente a qualidade da imagem transmitida via satélite. O primeiro efeito desta medida será percebido nas residências dos assinantes, uma vez que a qualidade do sinal da TV Assembleia será nivelada aos das outras grandes emissoras presentes na grade da TV a cabo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715