Expresso Cidadania chega ao Vale do Jequitinhonha no dia 12

Almenara, no Vale do Jequitinhonha, se prepara para receber a caravana do Expresso Cidadania, um projeto da Assemblei...

08/04/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Expresso Cidadania chega ao Vale do Jequitinhonha no dia 12

Almenara, no Vale do Jequitinhonha, se prepara para receber a caravana do Expresso Cidadania, um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que tem como objetivo incentivar a participação política e o voto consciente de jovens de 16 e 17 anos. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) e da Secretaria de Estado de Educação. Em Almenara, o evento acontece no dia 12/4/10 e terá a participação de 610 alunos das escolas estaduais Pedra Grande, Tancredo Neves, Laudelina Dias Lacerda, Joel Mares e Joviano Naves. As atividades serão desenvolvidas no ginásio da Escola Corina Ferraz de Brito, conhecido como Caic (rua Dr. Sabino Silva, s/nº, bairro Santo Antônio), nos períodos da manhã, tarde e noite.

O Expresso Cidadania tem como mestre de cerimônias o ator e produtor circense Marcos Frota. Ele abre a programação do evento com uma conversa descontraída, mas ao mesmo tempo instigadora, motivando os alunos para as atividades que se seguem. Os estudantes ouvem uma palestra do juiz eleitoral da cidade e outra do professor da Escola do Legislativo, Léo Noronha, que mostram a importância de se participar ativamente das decisões políticas da comunidade. Em seguida, um esquete cênico/musical é apresentado, trazendo a mensagem da necessidade de conscientização política dos jovens para melhorar o País.

Alunos participam de oficinas e de votação simbólica , além de tirarem título de eleitor

Na segunda parte da programação, os protagonistas são os próprios alunos. Eles se dividem em grupos e dão asas à imaginação nas oficinas de texto, som, vídeo e teatro. Ali, produzem trabalhos que são divulgados na internet (www.almg.gov.br/expresso) por meio de um blog e redes sociais especialmente criados para compartilhar as experiências com participantes de outros municípios ou mesmo estudantes que ainda não tiveram a oportunidade de presenciar o Expresso Cidadania.

Enquanto acontecem as oficinas, um outro grupo de alunos se dirige aos estandes do TRE/MG e tiram, na hora, seus títulos eleitorais. Com o documento na mão, eles participam de uma outra oficina, chamada Caleidoscópio, na qual assistem a uma série de vídeos sobre acidentes ambientais e iniciativas de preservação da natureza. Essas exibições têm o objetivo de provocar a reflexão sobre o tema. Depois de assistir aos vídeos, os alunos participam de uma votação simbólica em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, na qual escolhem entre duas propostas de ação para promover o desenvolvimento sustentável.

Números - Os adolescentes tiveram o direito de votar pela primeira vez nas eleições de 1989. Naquele ano foram registrados 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País, sendo 420.060 em Minas. Desde então, os números vêm oscilando, mas nunca voltaram a atingir os índices de participação de 1989. Em dezembro de 2009, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estavam cadastrados em Minas Gerais 160.864 eleitores com 16 ou 17 anos, 21% menos que em janeiro de 2008. Atualmente essa faixa etária representa 1,14% do total do eleitorado mineiro. Esses números aumentam ainda mais a importância e a responsabilidade da Assembleia Legislativa no sentido de incentivar a participação política dos jovens.

Em Almenara, o número de eleitores de 16 e 17 anos equivale a 1,33% do eleitorado do município, estimado em 27.910 pessoas (dados do TSE de janeiro de 2010). São 372 jovens portadores do título eleitoral, sendo 185 homens e 187 mulheres. A expectativa é que, depois do Expresso Cidadania, esse número aumente em pelo menos 50%.

O projeto Expresso Cidadania foi vencedor da etapa nacional do Premio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em 2008, na categoria "Eventos Especiais". Nessa segunda edição, visita 16 cidades do interior, além de Belo Horizonte, onde ele foi lançado em 2 de março. Ao todo, serão envolvidos aproximadamente 19 mil alunos de mais de 50 escolas estaduais.

Programação e escolas participantes em Almenara

* Manhã - 10 às 12 horas:

Escola Estadual Joviano Naves (120 alunos)

Escola Estadual Pedra Grande (90 alunos)

* Tarde - 15 às 17 horas:

Escola Estadual Tancredo Neves (100 alunos)

Escola Estadual Laudelina Dias Lacerda (100 alunos)

* Noite - 20 às 22 horas:

Escola Estadual Joviano Naves (100 alunos)

Escola Estadual Joel Mares (100 alunos)

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715