Denúncia de violência por policiais motiva audiência pública

Denúncia de um morador da Vila Pinho, na Capital, envolvendo abuso de poder, invasão de domicílio e uso de violência ...

31/03/2010 - 00:04
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Denúncia de violência por policiais motiva audiência pública

Denúncia de um morador da Vila Pinho, na Capital, envolvendo abuso de poder, invasão de domicílio e uso de violência por parte de policiais militares será averiguada em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A audiência pública com o autor das denúncias, José Jairo Duarte, será nesta segunda-feira (5/4/10), às 14 horas, no Auditório, e foi requerida pelo deputado Célio Moreira (PSDB).

José Jairo denunciou ao deputado que três policiais da Rotam realizaram ação policial no bairro em 19 de fevereiro deste ano. De acordo com ele, nesse dia, por volta de 20h40, os militares - dois cabos e um sargento - altamente armados, invadiram sua casa, reviraram toda a mobília, humilharam sua família e ainda o ameaçaram de morte.

Truculência - O morador informa ainda que, na ocasião , estava com suas filhas e sua mulher que, assustada com a atitude dos policias, tentou chamar outra viatura por telefone, mas foi proibida de fazer isso. Além disso, seu cunhado Jaime, que é seu vizinho, ao ouvir a confusão na casa da irmã, ficou nervoso e acabou morrendo, segundo relato de José Jairo. Jaime, que era pintor de paredes, sofria de hipertensão. Ainda de acordo com José Jairo, os policiais agiram com truculência e expuseram sua família a uma situação de vexame e constrangimento ilegal diante da vizinhança, que presenciou assustada a ação policial.

Para a audiência pública na comissão foram convidados, além de José Jairo Duarte: o corregedor da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Cezar Romero Machado Santos; o ouvidor de Polícia, Paulo Vaz Alkmin; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário (CAO-DH), Rodrigo Filgueira de Oliveira; o comandante de Policiamento Especializado da PMMG, coronel Sandro Afonso Teatine Selim de Sales; o comandante do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), tenente coronel Antônio de Carvalho Pereira.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715