Deputado lança livro sobre direitos humanos, em Contagem

Cercado por mais de 300 pessoas, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gera...

30/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Deputado lança livro sobre direitos humanos, em Contagem

Cercado por mais de 300 pessoas, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Durval Ângelo (PT), lançou, na noite desta terça-feira (30/03/10), o livro "Direito de Ter Direitos: a mais valia dos desvalidos", no Clube Yuca, em Contagem, em reunião da comissão. Entre os que prestigiaram o parlamentar, estavam a prefeita da cidade, Marília Campos; o secretário adjunto de Estado de Direitos Humanos, Daniel Nepomuceno; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil, William dos Santos, secretários municipais e vereadores de Contagem, além de líderes comunitários e representantes de movimentos sociais.

O livro reúne 14 artigos de dez especialistas em Direitos Humanos, cinco deles escrito por Durval Ângelo, que também organizou a obra. O deputado explicou que o título do livro é uma provocação aos anos de autoritarismo e um reconhecimento de que a luta pela garantia dos direitos é uma força dos desvalidos utlizada como instrumento de transformação.

De acordo com o parlamentar, seus textos retratam a experiência de mais de dez anos de participação na Comissão de Direitos Humanos, onde, segundo ele, "se busca solução para as dores do ser humano". Em sua opinião, a violação aos direitos humanos não pode ser superada apenas pela teoria, mas, sobretudo por políticas públicas que garantam os direitos básicos dos cidadãos. Entre os articulistas do livro estão o teólogo Leonardo Boff, o advogado Virgílio de Mattos e o procurador de Justiça Afonso Henrique de Miranda Teixeira, que abordam o tema sob outros aspectos.

Dos artigos de Durval Ângelo, dois já foram publicados. Além do dia a dia da comissão, em seus artigos, o deputado também aborda políticas públicas voltadas para direitos humanos, analisa o mapa dessa área em Minas Gerais, comparando as diferentes regiões do Estado, e faz uma reflexão sobre o problema da tortura no Brasil.

Além de deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, Durval Ângelo é professor do Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista) e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara (Cefep). O requerimento para realizar a reunião da Comissão de Direitos Humanos no Clube Yuca e lançar o livro foi da deputada Ana Maria Resende (PSDB).

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715