Posse de Anastasia será nesta quarta (31) em solenidade na ALMG

Será realizada nesta quarta-feira (31/3/10), a partir de 11 horas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a cerim...

30/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Posse de Anastasia será nesta quarta (31) em solenidade na ALMG

Será realizada nesta quarta-feira (31/3/10), a partir de 11 horas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a cerimônia de posse do vice-governador Antonio Augusto Junho Anastasia como chefe do Executivo. Com a renúncia do governador Aécio Neves, lida na reunião de Plenário desta terça-feira (30), para participar das eleições 2010, Anastasia passa a responder pelo Governo do Estado. Participam da solenidade de posse autoridades e convidados do mundo político e empresarial, além de familiares do novo chefe do Estado.

A chegada de Anastasia à Assembleia acontece pela entrada da Praça Carlos Chagas e está marcada para as 11 horas. Ele passará em revista a Tropa da Polícia Militar de Minas Gerais, ao som da Banda do Corpo de Bombeiros Militar, sendo recebido, ao pé da escadaria do Palácio da Inconfidência, por uma comissão de deputados. Integram essa comissão os deputados da Mesa - à exceção do presidente, deputado Alberto Pinto Coelho (PP) e do 1º-secretário, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que estarão no Plenário - e líderes das bancadas partidárias.

Anastasia caminhará por um tapete vermelho, estendido desde o passeio externo até o Salão Nobre, passando pelo hall do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, onde estarão prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais, sempre acompanhado pela comissão de deputados. Essa comissão o conduzirá diretamente ao Plenário, onde já terá sido anunciada a sua chegada. No Plenário, cadetes da Polícia Militar receberão o governador portando o "Espadim Tiradentes", arma que simboliza a honra e a dignidade do cadete da PM. Os trabalhos serão presididos pelo presidente Alberto Pinto Coelho (PP) e a mesa será integrada também pelo 1º-secretário, deputado Dinis Pinheiro (PSDB) e pelas principais autoridades presentes, nos níveis federal, estadual e municipal. Após a composição da mesa, haverá a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora lírica Maria Lúcia Godoy, acompanhada do pianista e maestro Túlio Mourão.

Obedecendo a preceito constitucional, o governador Antonio Augusto Junho Anastasia faz a entrega da declaração de bens. Em seguida, é firmado o compromisso constitucional, com a leitura do termo de posse pelo 1º-secretário, e o novo governador assina o termo de posse. Declarada a sua posse, Anastasia faz seu primeiro discurso já como titular do cargo de governador. Também o presidente da Assembleia faz um pronunciamento. Marcando o final da solenidade, Maria Lúcia Godoy canta Oh! Minas Gerais, para saudar o novo governador do Estado. Em seguida, Anastasia deixa o Plenário Juscelino Kubitschek, passando sob uma cúpula de oficiais formada por cadetes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Após a posse no Parlamento mineiro, Anastasia seguirá para o Palácio da Liberdade, onde será realizada a solenidade de transmissão do cargo, marcada para as 15 horas.

Novo governador tem vasta experiência na administração pública

Antonio Augusto Junho Anastasia nasceu em Belo Horizonte, em 9 de maio de 1961. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também obteve o título de mestre e é, atualmente, professor de Direito Administrativo. Servidor de carreira da Fundação João Pinheiro, desde 1985, exerceu, no ano de 1989, as funções de Assessor do Relator da IV Assembleia Constituinte do Estado de Minas Gerais. No magistério superior, lecionou, também, na Faculdade de Direito Milton Campos.

Exerceu, no Governo do Estado de Minas Gerais, entre os anos de 1991 e 1994, os cargos públicos de secretário adjunto de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, secretário de Estado de Cultura, secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração e de presidente da Fundação João Pinheiro. Na esfera federal,  entre os anos de 1995 a 2001, exerceu os cargos de secretário executivo dos Ministérios do Trabalho e da Justiça.

No primeiro mandato do Governador Aécio Neves, no Governo de Minas Gerais, entre 2003 e 2006, exerceu os cargos de secretário de Estado de Planejamento e Gestão e de secretário de Estado de Defesa Social. Eleito vice-governador de Minas Gerais, em 2006, quando da reeleição do governador Aécio Neves, tomou posse  em 1º de janeiro de 2007, com mandato até 2010.

Nesta quarta (31), Anastasia, que é pré-candidato ao Governo de Minas nas eleições de 2010, assume o cargo de governador em função da desincompatibilização de Aécio Neves. A Constituição Federal determina que o presidente da República, os governadores e os prefeitos, para concorrerem a outros cargos, devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito. É o chamado "prazo de desincompatibilização", que, este ano, vai até 3 de abril (sábado).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715