População de Peçanha cobra asfaltamento de rodovia regional

Prefeitos, vereadores e cidadãos de Peçanha e de outros municípios do Vale do Rio Doce fizeram apelos aos deputados d...

29/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

População de Peçanha cobra asfaltamento de rodovia regional

Prefeitos, vereadores e cidadãos de Peçanha e de outros municípios do Vale do Rio Doce fizeram apelos aos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo asfaltamento de um trecho de 35 quilômetros da MG-314. A necessidade da obra motivou a audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização nesta segunda-feira (29/3/10) em Peçanha. A estrada liga o município a Virgolândia, passando por Coroaci até chegar ao entroncamento da BR-259.

O deputado Carlin Moura (PCdoB), que solicitou a reunião, destacou que a obra tem grande importância econômica e social para toda a região. De acordo com ele, o asfalto naquele trecho melhoraria o escoamento da produção da Cenibra e o fluxo de produtos para as cidades do entorno, além de permitir o deslocamento das pessoas com maior rapidez. Com cerca de 17 mil habitantes, Peçanha é sede de comarca, que inclui ainda os municípios de Nacip Raydan, Virgolândia e Coroaci. Segundo o deputado, no período de chuvas o transtorno é grande, pois a estrada fica intransitável.

Carlin Moura lembrou que em 2007 esteve em Guanhães, e já naquela época ficou acertado que a Cenibra iria viabilizar um empréstimo junto ao Banco Japonês para custear a obra, numa parceria com o Governo do Estado. O problema é que, com a crise mundial, a proposta foi adiada pela empresa. Depois de historiar o problema, o deputado questionou a Cenibra se, no momento atual, tendo passado a crise, a empresa pretende retomar o projeto numa parceria público-privada com o Estado. Carlin aproveitou ainda para agradecer ao DER-MG pelo asfaltamento de outro trecho na região: a estrada que liga Virgolândia a Marilac, passando por Nacip Raydan.

Em resposta, o coordenador regional da Cenibra, Luiz Sérgio Pereira Curti, disse que a proposta é que a empresa seja uma facilitadora na captação dos recursos com o Banco Japonês. Ele acrescentou que tudo que estiver ao alcance da empresa para viabilizar o asfaltamento será feito, inclusive o uso de cascalheiras da Cenibra. O executivo ressaltou ainda que outros trechos de rodovias na região foram viabilizados com verbas do Banco Japonês, como no caso das estradas que vão até os municípios de Pingo D'água e Paulistas. Sobre a crise, Luiz Sérgio afirmou que ainda há reflexos na Cenibra até hoje, uma vez que o dólar desvalorizado traz dificuldades para a empresa exportadora.

O responsável pela 2ª Coordenadoria Regional do DER-MG, Carlos Fernando Ferrarezi Guimarães, informou que já está pronto o projeto para o asfaltamento do trecho entre Peçanha e o entroncamento da BR-259. Falta agora viabilizar os recursos da ordem de R$ 35 milhões para a obra - segundo ele, o custo seria de cerca de R$ 1 milhão por quilômetro. Mesmo assim, ele acredita que em no máximo dois anos a obra será feita.

Vereador reivindica outras obras em estradas

O presidente da Câmara Municipal de Peçanha, José Renato Bravieira, reivindicou o recapeamento do trecho que liga o município até o entroncamento da BR-120. Ele lembrou que as pessoas da cidade e da região vêm sofrendo com a precariedade das estradas locais e há mais de 50 anos têm lutado por melhorias. José Renato criticou também a qualidade do asfalto colocado no trecho entre Virgolândia e Marilac, onde já há buracos. E reclamou que o DER-MG tem usado o mesmo traçado da estrada de chão para o asfaltamento, o que gera uma rodovia com muitas curvas, colocando em risco a vida das pessoas que nela trafegam.

Carlos Ferrarezi, do DER-MG, respondeu que o grande número de curvas nas estradas deve-se ao relevo acidentado da região. Ele ressaltou que o órgão está fazendo adequações nos projetos para evitar curvas muito fechadas. Sobre o recapeamento do trecho entre Peçanha e a BR-120, disse que a licitação já foi concluída, faltando apenas a alocação de recursos para a obra.

Integração - Na fase de debates, Fábio Persi, presidente do Movimento Asfalto Já, reivindicou o asfaltamento de um trecho da BR-451 ligando Nacip Raydan a Marilac. Segundo ele, a obra contribuiria para maior integração regional, propiciando a ligação entre Governador Valadares e Montes Claros, com o asfaltamento de um trecho de apenas 20 km. De acordo com ele, a distância entre as duas cidades seria reduzida em 300 km, considerando somente estradas asfaltadas.

Tratando de outra obra importante para a região, o deputado Wander Borges (PSB) disse que está empenhado na duplicação da BR-381 e criticou a proposta aventada pelo Governo Federal de pedagiar a rodovia antes de duplicá-la. Ele também lamentou a situação financeira caótica das prefeituras, causada principalmente pela isenção, concedida pelo Governo Federal, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre vários produtos. E defendeu a revisão do pacto federativo.

Presenças - Deputados Wander Borges (PSB) e Carlin Moura (PCdoB). Também participaram da reunião os prefeitos de Peçanha, Marcos Geraldo Godinho Pereira; de Virgolândia, Francisco de Souza Leite; de Frei Lagonegro, Geraldo Ferreira da Silva; de São José do Jacuri, José de Fátima Oliveira; o vice-prefeito de Peçanha, Danilo José Vieira da Silva; e o chefe de gabinete do prefeito de Coroaci, Marcelo Sima.

 

 

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