Panorama, da TV Assembleia, esclarece mudança na lei eleitoral

Faltando pouco mais de seis meses para as eleições 2010, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou uma série de normas q...

25/03/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Panorama, da TV Assembleia, esclarece mudança na lei eleitoral

Faltando pouco mais de seis meses para as eleições 2010, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou uma série de normas que modificam algumas regras para o pleito de 3 de outubro. Entre as mudanças, estão a proibição da participação de candidatos em inaugurações de obras; as doações financeiras através de cartões de crédito; o voto dos presos provisórios e a possibilidade de voto em trânsito para presidente entre os eleitores de capitais, entre outras.

O programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (25/3/10), às 19 horas, vai esclarecer todas as novas regras com o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de MG, José do Carmo, e com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MG, Rodolfo Viana.

O juiz José do Carmo fala do principal objetivo do Tribunal ao implementar as modificações. "Nossa intenção é evitar os abusos do poder econômico que desequilibram as eleições", diz ele. O juiz eleitoral detalha ponto a ponto cada uma das mudanças. No caso do voto em trânsito para presidente, ele só será possível para eleitores das capitais que não estejam em seu domicílio no primeiro e segundo turnos. "O eleitor de Belo Horizonte poderá votar no Rio de Janeiro mas o eleitor de Juiz de Fora não poderá votar em Belo Horizonte", exemplifica. José do Carmo fala também sobre as dificuldades práticas da implementação de seções eleitorais em presídios para o voto dos presos provisórios. "Não será um trabalho fácil mas estamos nos empenhando para viabilizar tudo com a maior segurança", diz.

O representante da OAB elogia as modificações que, segundo ele, vão dar mais transparência e equilíbrio ao processo eleitoral. Rodolfo Viana também chama a atenção para o fato de que as novas regras foram divulgadas com bastante antecedência, dando tempo a candidatos e eleitores para se adaptar. "Em 2006, o tempo entre a divulgação das regras e a eleição foi mais curto, o que trouxe, na época, algumas dificuldades", diz. O advogado afirma ainda que será necessária uma estrutura maior de fiscalização para evitar eventuais fraudes. E cita como exemplo a doação a ser feitas através de cartões de crédito. "Com mais gente doando, é preciso também mais fiscalização", afirma.

O Panorama terá reprise nesta sexta (26/3), à 1 da manhã, e no domingo (28/3) às 14h30 e 22 horas.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715