Expresso Cidadania bate recorde de títulos eleitorais em Ituiutaba

Quinta cidade a receber o Expresso Cidadania, a cidade de Ituiutaba (Triângulo Mineiro) encerrou as atividades do pro...

19/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Expresso Cidadania bate recorde de títulos eleitorais em Ituiutaba

Quinta cidade a receber o Expresso Cidadania, a cidade de Ituiutaba (Triângulo Mineiro) encerrou as atividades do projeto com duas conquistas especiais. Foi o município que registrou o milésimo título emitido pela caravana desde seu início, em 4 de março, e a que bateu o recorde de emissão do documento entre todas os municípios já visitados. Nos dois dias do projeto, foram tirados 309 títulos eleitorais para estudantes de 16 e 17 anos que participaram das atividades.

O Expresso Cidadania é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Estado de Educação, além de contar com o apoio de outras instituições. O objetivo é estimular a participação política e o voto consciente entre jovens dessa faixa etária que já podem, mas não são obrigados a votar, pela legislação eleitoral. A próxima parada da caravana será na segunda-feira (22), em Unaí (Noroeste de Minas).

Além dos dois marcos, Ituiutaba também foi o município onde houve a maior diferença de votos na escolha simulada de um entre dois planos diretores propostos pelos organizadores, que apresentam medidas para melhorar o meio ambiente. Os estudantes da cidade escolheram o Plano Beta por 107 votos, contra 68 dados ao Plano Alfa, numa diferença de 39 votos. Com isso eles também desempataram as escolhas entre os dois planos, favorecendo o Beta.

Nas demais cidades por onde o Expresso passou as votações foram bem mais apertadas. Em Barbacena, venceu o Beta por 87 a 80; em Varginha, o Alfa, por 80 a 63; Campo Belo também escolheu o Alfa, com 32 votos a 28; e Patrocínio preferiu o agora favorito, com a diferença de 92 a 78.

Debate ambiental - A votação simulada é realizada com os estudantes que tiram o título de eleitor e participam, no espaço Caleidoscópio, de debate sobre três assuntos ambientais que preocupam a sociedade atual: utilização da água, destinação do lixo, uso e ocupação do solo. Os adolescentes assistem a vídeos de reportagens e conhecem os dois planos diretores que apresentam, cada um, três metas para solucionar os problemas.

O Plano Alfa propõe atender 98% da população com saneamento básico, implantar programas de conservação do sole e de proteção dos mananciais e implementar a coleta seletiva no município. O Plano Beta se compromete a recuperar áreas degradadas na cidade, instituir o aterro sanitário com o fim do lixão e incentivar a educação ambiental nas escolas públicas.

A estudante Luane Dias, 16 anos, escolheu o segundo plano por considerar que ele apresenta propostas mais inovadoras. Anine Alves, também 16, acredita que as metas do plano Beta já asseguram, como consequência, a realização do Alfa. E Rayffer da Silva, 17, destacou a proposta da educação ambiental como fundamental para a solução dos problemas ambientais.

Momento de emoção - O mestre de cerimônias do Expresso Cidadania, o ator Marcos Frota, proporcionou momentos de grande emoção, ao abrir as atividades da tarde. Ele recitou parte do texto teatral Como a Lua, de Vladimir Capella, com o qual recebeu dois prêmios por sua atuação.

Trata-se de uma lenda de um amor não correspondido entre o indiozinho Payá, que era muito feio, e a bela Colom. Em suas andanças pela floresta, ele aprendeu, com os animais, a se pintar. Ao saber que a amada foi embora com um guerreiro, Payá chorou e a lágrima lhe deu o aspecto de um palhaço.

Consternado com o sofrimento do indiozinho, Rudá, o Deus do Amor na mitologia Tupi, o fez dormir por 100 anos. Ao ser despertado por crianças, Payá foi levado ao circo e tornou-se um verdadeiro palhaço.

A representação de Marcos Frota foi acompanhada com emoção pelos alunos da Escola Estadual Antônio Souza Martins (Polivalente), que encerraram o Expresso em Ituiutaba. Ao final, o ator foi longamente aplaudido.

Com um discurso também inflamado, o palestrante e servidor da Assembleia, Leo Noronha, estimulou os estudantes a não apenas exercer o voto como, também, se mobilizarem nas escolas por melhorias coletivas. "Tem gente que vai ao gabinete do prefeito não para exigir direitos, mas para esmolar favores. São atitudes assim que disseminam a corrupção", advertiu.

Estudante reclama da exclusão da disciplina de História no 3º ano

No segundo e último dia do Expresso Cidadania em Ituiutaba, o depoimento da aluna Maria da Luz, 17 anos, da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, marcou o início das atividades na manhã desta sexta-feira (19). Ela reclamou que, em função de uma resolução estadual que restringe o número de disciplinas, a escola em que estuda cortou do currículo do último ano do ensino médio a matéria de História. "História nos ajudar a formar consciência política e não poderia ficar fora", reclamou a aluna.

Maria da Luz e outros alunos que se formam este ano temem que a falta da disciplina os prejudique no vestibular. "Vamos ficar em desvantagem em relação a estudantes de escolas particulares", afirmou a estudante.

A superintendente regional da Secretaria Estadual de Educação em Ituiutaba, Isis Maria Gomes Cintra, confirmou que a resolução 1.255, de 2008, limitou em nove o número de disciplinas do 3º ano. Como é obrigatório o ensino de Português, Matemática, Filosofia, Sociologia e Educação Física, a escola tem autonomia para escolher as quatro opcionais.

Cabe também a cada instituição definir os critérios de escolha para a eliminação da disciplina. De acordo com Isis Cintra, a Escola Israel Pinheiro optou por consultar os alunos, que preferiram excluir História, e não Química, Física, Geografia ou Biologia. Em seu entendimento, o ensino da Filosofia e Sociologia, obrigatório por lei federal, de certa maneira supre a ausência da disciplina. "São matérias que tratam de temas pertinentes à história", considerou. Isis afirmou que a escola tem que oferecer todo o conteúdo curricular previsto na disciplina eliminada nos dois primeiros anos do ensino médio.

 

 

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