Uso de drogas em Belo Horizonte será debatido em comissão

A preocupação com o crescente consumo e tráfico de drogas nas imediações da favela Pedreira Prado Lopes, em Belo Hori...

18/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Uso de drogas em Belo Horizonte será debatido em comissão

A preocupação com o crescente consumo e tráfico de drogas nas imediações da favela Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte, motivou um pedido de audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O requerimento, assinado pelos deputados da própria comissão, foi aprovado nesta quinta-feira (18/3/10). O local, no bairro São Cristóvão, já é conhecido como "Cracolândia". Na audiência, cuja data ainda será marcada, os parlamentares esperam contar com a presença de representantes da Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Subsecretaria de Estado Antidrogas, associações de moradores e de clínicas especializadas em tratamento e recuperação de dependentes químicos.

Outros quatro requerimentos aprovados na reunião decorrem de uma audiência pública que a comissão realizou nesta semana em Patos de Minas (Alto Paranaíba). O primeiro, assinado pelo deputado Elmiro Nascimento (DEM), pede ao superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Jerry Antunes de Oliveira, providências para a instalação de uma delegacia da Polícia Federal na cidade.

Os outros três requerimentos, da própria Comissão de Segurança Pública, solicitam que sejam encaminhados apelos; ao governador, para a construção de um centro de tratamento para dependentes químicos em Patos de Minas; ao ministro da Justiça, pedindo o aumento do efetivo da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal na cidade; e ao secretário de Estado de Defesa Social, no sentido de providenciar a redução da superlotação do presídio Sebastião Sátiro, no mesmo município. Este último pede ainda esforços para a humanização do presídio, com aumento da oferta de trabalho e de ensino profissionalizante para os presos.

Um requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT), também aprovado, solicita o encaminhamento de ofício ao secretário de Estado de Defesa Social solicitando esforços para a construção de um presídio em Bonfinópolis de Minas (Noroeste do Estado), uma vez que os detentos são conduzidos atualmente para Unaí, a 140 quilômetros de distância.

A comissão também aprovou requerimento dos deputados que a compõem, pedindo o encaminhamento de um apelo ao presidente da República para a viabilização da Conferência Nacional sobre Drogas.

Presenças - Deputados João Leite (PSDB), presidente; Lafayette de Andrada (PSDB) e deputada Maria Tereza Lara (PT).

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715