Jovens de Patrocínio participam com entusiasmo do Expresso Cidadania

A empolgação e a grande participação dos estudantes marcaram o primeiro dia do Expresso Cidadania em Patrocínio (Alto...

15/03/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Jovens de Patrocínio participam com entusiasmo do Expresso Cidadania

A empolgação e a grande participação dos estudantes marcaram o primeiro dia do Expresso Cidadania em Patrocínio (Alto Paranaíba), nesta segunda-feira (15/3/10). Na parte da manhã, participaram das atividades 400 alunos das escolas estaduais Joaquim Dias, Professor Ormy Araújo Amaral, Irmã Gislene e José Eduardo de Aquino, no Centro de Convenções do Espaço Cultural. O projeto, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e a Secretaria de Estado de Educação, tem por objetivo estimular a participação política e o voto consciente entre jovens de 16 e 17 anos, que não são obrigados pela lei a participar das eleições.

Os jovens tiraram títulos de eleitores e acompanharam com muito interesse as palestras, a peça de teatro e música, idealizadas por servidores da Assembleia e outros profissionais para abordar o tema do exercício da cidadania, com enfoque também na responsabilidade ambiental. Com muito entusiasmo, eles participaram de todas as oficinas oferecidas: produção de textos, vídeo, blog, da palavra e expressão corporal.

Após as atividades, produziram coreografias, frases, discursos, músicas e esquetes teatrais. A alegria e a descontração foram a tônica do show de democracia produzido pelos estudantes. "No Expresso Cidadania/viemos aprender/nosso voto é importante/o Brasil vai agradecer", diz a estrofe da canção composta e interpretada pelas alunas da escola José Eduardo de Aquino, Adriellen Moura Camargo, 16 anos; Andresa Aparecida Ferreira, 15, e Lorraine dos Santos Costa, 16.

Estímulo - As atividades foram abertas pelo mestre de cerimônias do projeto, o ator Marcos Frota. Ele exaltou a importância dos jovens no processo político brasileiro e desafiou os estudantes a assumirem seus papéis como condutores do destino da humanidade, principalmente no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente. "Espero que consigam ocupar o seu lugar de protagonista nesse processo", afirmou.

O palestrante da ALMG, professor Leo Noronha, falou sobre a democracia e a importância do cidadão e do voto nas decisões políticas. "O político faz o que o povo quer e manda", ensinou, ao alertar que toda autoridade deve ser respeitada e não temida, pois são empregados dos cidadãos. "Precisamos da energia dos jovens para movimentar a água parada da política. A água parada dá dengue; a água em movimento traz luz", disse ele, arrancando aplausos dos estudantes.

Estudantes manifestam opiniões políticas

Empolgados com o show cívico proporcionado pela equipe de atores, cantores, professores e profissionais envolvidos no projeto Expresso Cidadania, estudantes das escolas de Patrocínio que participaram das atividades neste primeiro dia demonstraram grande interesse pela política.

Mariana Magda Martins Romão, 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Dias, confessou que jamais havia falado de política com amigos, mas percebeu que isso precisa mudar. "O povo tem a decisão na mão e está fazendo disso uma escolha errada", analisou.

Aluno do 3º ano da Escola Professor Ormy Araújo Amaral, Rhuan Simil Fernandes, 17 anos, aproveitou a oportunidade do Expresso para tirar seu título de eleitor. "Podemos fazer a diferença", afirmou. Para ele, a conscientização dos jovens deve ser estimulada pelos pais e continuar na escola.

Os estudantes que produziram vídeos para inserir no YouTube deram aula de cidadania. Aos 17 anos e no 2ª ano da Joaquim Dias, Luiz Fernando Ferreira já experimentou votar e participou voluntariamente, nas eleições de 2008, da campanha do candidato a vereador que escolheu. "Somos responsáveis pelo candidato que escolhemos. Se vendermos nosso voto, teremos que aguentar por quatro anos um político corrupto", disse.

Com apenas 15 anos e, portanto, sem poder votar, Rodrigo Marcos de Souza, da mesma escola, já começa a se preparar para quando completar os 16 e poder participar do pleito eleitoral. Alexandre da Silva Ferreira, 16 anos, da escola José Eduardo de Aquino, reclamou da falta de política pública para os jovens de sua cidade, que acabam saindo do município para melhorar de vida. "O jovem tem que dar sua opinião, senão não tem o direito de cobrar", sugeriu.

Na oficina da palavra, os estudantes cunharam a frase "o sincero juízo é agir" para incentivar a participação política dos jovens focados pelo Expresso Cidadania. A vice-diretora da escola Professor Ormy Araújo Amaral, Anadir Cândida de Souza, se impressionou com a participação dos estudantes. "Eles estão totalmente envolvidos, tendo uma participação ativa, de fato", comemorou.

Outros 200 estudantes das escolas Professor Ormy Araújo Amaral e Elmiro Alves do Nascimento vão participar do projeto, na noite desta segunda-feira (15). Nesta terça (16), outros 600 alunos serão envolvidos em atividades realizadas pela manhã e pela tarde. As escolas representadas são as estaduais Amir Amaral, Odilon Behrens e Nely Amaral.

Patrocínio em números - Patrocínio é a quarta cidade a receber o Expresso Cidadania este ano, após Barbacena, Varginha e Campo Belo. A cidade possui 57.562 eleitores, dos quais apenas 869 têm 16 ou 17 anos de idade, segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral referente a janeiro de 2010. Esse número equivale a 1,5% do eleitorado do município. Nessa faixa etária, a cidade registra 470 eleitores do sexo masculino e 399 do sexo feminino.

Nesta segunda edição, o Expresso vai percorrer 16 cidades mineiras, envolvendo alunos de escolas públicas. Mas outros estudantes também podem participar pelo Expresso Cidadania Virtual. O hotsite do projeto (www.almg.gov.br/expresso) disponibiliza todas as informações sobre o que está ocorrendo. Na primeira versão, o Expresso passou por 13 cidades e mobilizou 19 mil jovens.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715